[weglot_switcher]

Como escolher o brinquedo ideal? Deco deixa algumas dicas

Brincar é natural e ajuda ao desenvolvimento dos mais jovens. Não necessita gastar muito para escolher bem e com segurança. Lance o desafio à família: avós a ensinarem os netos a brincar ao pião ou a jogar às damas. Brincadeiras intemporais!
31 Maio 2019, 07h20

1 de junho é celebrado em muitos países, sendo o caso do nosso, como o Dia Internacional da Criança. Esta efeméride foi comemorada pela primeira vez em 1950, na sequência de uma proposta apresentada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres à Organização das Nações Unidas (ONU) que pretendia chamar a atenção para a situação de milhares de crianças de todo o Mundo que enfrentavam fome, escassez de cuidados médico-sanitários, educação, amor e fraternidade.

Desde então, esta data surge como oportunidade de excelência para realizar actividade de lazer, cultura e animação, tanto na escola, como em família.

Nos últimos anos, o dia da criança tornou-se também uma oportunidade comercial. As lojas aproveitam para promover a data, celebrando-a como uma ocasião de oferta de presentes aos mais jovens.

Claro que receber um brinquedo é o desejo de todas crianças e porquê oferecer um miminho aos miúdos?

O que ninguém certamente espera ou deseja é que um brinquedo ponha em risco a saúde e a segurança das crianças. Peças pequenas que se soltam com facilidade, pilhas acessíveis e fraca resistência ao impacto são ainda falhas graves que a DECO detecta nos testes que efectua há mais de 24 anos.

Embora exista a marcação CE, considerada uma garantia de segurança, este é um símbolo colocado nos brinquedos pelos fabricantes. Daí exigirmos que sejam criados mecanismos que permitam uma avaliação dos brinquedos por parte de entidades independentes.

Então como escolher o brinquedo? Ficam algumas dicas:

·         Opte por produtos adequados à idade e ao desenvolvimento da criança a que se destina.

·         Antes de comprar, leia os avisos e as instruções. Se estes não existirem nem estiverem em português, procure outro brinquedo.

·         Na loja, peça para ver os brinquedos. Só assim poderá passar a mão pelas arestas, pontas e bordos. Se o brinquedo se destinar a um menor de 3 anos, verifique se existem peças pequenas que saiam com facilidade (ex: rodas, olhos, botões).

·         Nos bonecos com costuras, veja se estão bem cosidas e se não há acesso ao enchimento.

Brincar é natural e ajuda ao desenvolvimento dos mais jovens. Não necessita gastar muito para escolher bem e com segurança. Lance o desafio à família: avós a ensinarem os netos a brincar ao pião ou a jogar às damas. Brincadeiras intemporais!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.