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Como evitar o caos no trânsito? Bosch, Vodafone e Huawei ‘ligam’ carros inteligentes

A Bosch, Vodafone e Huawei juntaram-se para concretizar uma tecnologia que permite a comunicação entre carros inteligentes e resolver o caos no trânsito, seja em Munique, em Lisboa ou no Porto.
24 Janeiro 2018, 17h32

“É sexta-feira à tarde e o trânsito na autoestrada A9, perto de Munique, está caótico. É necessária concentração máxima pois existem carros a mudar de faixa constantemente, forçando o condutor a travar abruptamente – causa de muitos acidentes, trânsito lento e stress. A telefonia móvel inteligente pode atenuar alguns destes problemas e ajudar a prevenir situações perigosas no trânsito, evitando que se tornem ainda mais críticas”, defende um comunicado da Bosch.

A Bosch, Vodafone e Huawei juntaram-se para concretizar uma tecnologia que permite a comunicação entre carros inteligentes e resolver o caos no trânsito, seja em Munique, em Lisboa ou no Porto.

Trata-se da tecnologia ‘Cellular-V2X’, que já teve sucesso nos testes e tem por objetivo melhorar os sistemas de assistência à condução, que deixam de ser apenas um alerta ao condutor e passam a apoiá-lo ativamente.

Os testes foram pela primeira vez efetuados na Europa e a Bosch, Vodafone e Huawei concretizaram no terreno, em tempo real, a comunicação entre carros, que “torna a condução mais descontraída, eficiente e segura”, de acordo com um comunicado desta parceria de multinacionais.

“Conhecida como Cellular-V2X (veículo para tudo), esta tecnologia torna possível que os automóveis comuniquem entre si e com o que os rodeia através de telefonia móvel. Desde fevereiro de 2017, a Bosch, a Vodafone e a Huawei têm vindo a testar esta nova tecnologia de alta-performance e são as primeiras empresas na Europa a fazê-lo”, explica um comunicado.

O mesmo documento acrescenta que “a autoestrada A9, na Baviera, é a localização escolhida para testes no terreno com os primeiros módulos 5G”.

“Pela primeira vez, as empresas estão a demonstrar que os sistemas de condução assistida, como é o caso do ACC Cruise Control adaptativo, beneficiam diretamente e instantaneamente da troca de informação entre veículos”, garantem as empresas promotoras desta parceria.

De acordo com este comunicado, até agora, a Cellular-V2X tem sido usada como sistema de alerta em tempo real quando se muda de faixa nas autoestradas ou em caso de travagem brusca.

Por sua vez, o ACC não avisa apenas o condutor como também acelera e trava automaticamente.

“Desta forma, este novo sistema de telefonia móvel abre caminho para a condução autónoma. O objetivo de conectar por completo o tráfego envolverá ‘ensinar’ os veículos a comunicar entre si e a trocar informação sobre partes do cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba, sobre o carro ao lado ou sobre o que está à nossa frente, enquanto viajamos na autoestrada”, assegura o comunicado.

A Bosch, Vodafonte e Huawei garantem que o ACC Cruise Control adaptativo mantém a velocidade especificada pelo condutor e graças a um sensor de radar, também assegura uma distância de segurança entre o seu veículo e o da frente.

“Deteta igualmente veículos que mudam de faixa repentinamente assim que entram no campo de ação dos sensores de radar. Quando os automóveis comunicam diretamente e em tempo real através da Cellular-V2X, é possível detetar esses comportamentos ainda mais cedo. Através da telefonia móvel, os carros conectados podem transmitir informação diretamente, como a sua posição e velocidade, a todos os veículos num raio de mais de 300 metros”, adianta o referido comunicado.

Estas três multinacionais asseguram que, para além disso, os automóveis vão poder comunicar entre si sem que haja um sistema intermédio, via pontos base, e virtualmente sem atrasos.

“Isto faz com que um veículo reconheça o comportamento de outros ao seu redor. Se houver, por exemplo, uma mudança de faixa repentina do veículo ao lado, o ACC percebe o que está a acontecer e a velocidade é ajustada, fazendo essa mudança de forma segura. Mesmo em situações de trânsito intenso, esta função torna a condução mais suave e menos ‘stressante’ para o condutor, prevenindo acelerações e travagens bruscas. O trânsito torna-se assim mais fluido e eficiente”, garante a parceria formada por estas três empresas.

 

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