O ambiente de negócios de hoje está mais competitivo do que nunca. Cada vez mais, a diferenciação é difícil. A eficiência e a consistência são hoje em dia motores de sucesso. Assim, cada vez mais as decisões têm de ser tomadas de forma muito rápida, ágil e sem margem para o erro.

Aqui estão quatro dimensões que devem ser consideradas para tomar melhores decisões de negócio:

Analisar as necessidades dos clientes
Os clientes estão cada vez mais exigentes na satisfação das suas necessidades o que está a levar muitas empresas a recorrer a tecnologias com inteligência artificial para interagir com eles. Estas tecnologias que recorrem a IA produzem uma miríade de “insights” sobre as necessidades dos clientes, permitindo que as empresas direcionem a sua atenção para as necessidades mais significativas, desenvolvendo soluções antes que os problemas se tornem obstáculos. Baseando a tomada de decisão nas necessidades do cliente, as empresas garantem que estão abordando o seu público crítico a cada decisão.

Aproveitar o potencial dos dados
Hoje, estamos saturados de dados. As empresas têm acesso a uma quantidade gigantesca de informação. O desafio não é encontrar dados para analisar. Em vez disso, as empresas estão a utilizar uma quantidade enorme de dados, tornando “insights” significativos difíceis de obter, verificando-se muitas vezes o fenómeno de paralisia na análise.

Portanto, em vez de sermos seduzidos pela acessibilidade às informações, devemos aproveitar o potencial dos dados procurando informações que sejam acionáveis.

 

Adotar a tecnologia emergentes
As novas tecnologias abrem uma variedade de oportunidades para as empresas, não só de aperfeiçoarem os seus processos, mas também criarem novas fontes de receita. Em outras palavras, melhores “insights” permitem as empresas tomar decisões mais informadas e oportunas. Com aplicativos para tudo, quase não há setor ou empresa que não consiga integrar a descentralização no processo de tomada de decisão.

 

Conciliar vários pontos de vista
Obviamente, a tecnologia descentralizada não é a única maneira de tomar as melhores decisões de negócios. A descentralização do processo de tomada de decisão ao nível organizacional traz muitos benefícios, mas, o mais importante, ajuda os responsáveis pela execução da estratégia a fazê-lo com o máximo de informações possível. O envolvimento e participação de vários níveis da organização na tomada de decisão potencia melhores opções.

Como é usual referir, informação é poder. Se a informação é derivada de “big data” ou de interações com clientes, trabalhadores ou outros interlocutores, tanto faz, é com certeza o motor para uma melhor tomada de decisão. E, por isso temos de melhorar os processos de tomada de decisão.