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Como o Japão está a lidar com a nova legião de multimilionários

Com uma economia a gerar milhões de milionários em todo o mundo, a reinvenção dos serviços a favor das classes mais favorecidas economicamente tem sido uma das estratégias adotadas pelas empresas em todo o país.
18 Julho 2017, 16h40

Se excluirmos os Estados Unidos, o Japão é nos dias de hoje o país com mais milionários em todo o mundo, a fazer esquecer as sete recessões que se fizeram sentir em menos de duas décadas. Graças a esta legião de super-ricos no país, o mercado de produtos de luxo tem disparado e entre as empresas têm sido adotadas novas estratégias para responder a uma população, em que os termos idosos e ricos aparecem cada vez mais de mãos dadas.

“O Japão é um ótimo mercado de luxo”, afirma Greg Schulze, chefe executivo da agência de viagens online Expedia à agência ‘Bloomberg’. No último ano, o Japão foi o único país em que o mercado de artigos de luxo cresceu, de acordo com a consultora norte-americana Bain & Company, numa altura em que os salários atingiram uma queda média de 10% face ao pico registado em 1997 e a divisão entre ricos e pobres se amplia cada vez mais.

Greg Schulze dá conta de que as reservas japoneses para bilhetes de avião em primeira classe cresceram duas vezes mais rápido do que os de classe económica. A JTB Corporation, a maior agência de viagens do país, afirma que o número de clientes que voam em primeira classe aumentou 10 vezes mais desde 2003.

O mesmo tem vindo acontecer com a indústria dos cruzeiros. O número de passageiros milionários japoneses aumentou 12% no ano passado para um recorde de 248 mil e a viagem mais cara (e luxuosa) da empresa de transportes náuticos Nippon Yusen KK, que dura três meses e meio e percorre o mundo, tem estado quase sempre esgotada. O bilhete pode chegar aos 230 mil dólares (cerca de 200 mil euros).

Para responder a esta classe endinheirada no Japão, o Hoshino Resort Corporation construiu recentemente seis grandes propriedades de luxo ao estilo japonês no meio da capital financeira de Tóquio. Para construir este oásis, na sombra dos prédios circundantes, a empresa teve de perfurar a superfície terrestre para abrir várias fontes termais e proporcionar um refúgio tranquilo para os seus hóspedes.

Também as empresas de autocarros e comboios estão a reinventar os seus negócios com versões de luxo. Se andar de autocarro ou comboio pode parecer algo pouco atrativo para os bolsos mais abastados, a verdade é que empresas como a Isetan Mitsukoshi Holdings e a JR Kyushu Railway criaram soluções mais cómodas e personalizadas para os seus clientes. Os transportes vêm decorados com flores, sofás e nas cabines estão incorporados bares e espétaculos de animação.

Com uma economia a gerar milhões de milionários em todo o mundo, a reinvenção dos serviços a favor das classes mais favorecidas economicamente tem sido uma das estratégias adotadas pelas empresas em todo o país. O Japão tem mais pessoas com ativos líquidos acima de 1 milhão de dólares (89 mil euros), mais do que a Alemanha e a China combinadas.

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