[weglot_switcher]

Compras e levantamentos por multibanco subiram 22% na Madeira

As compras e levantamentos através de multibanco atingiram os 591 milhões de euros.
9 Maio 2023, 12h19

As compras e os levantamentos, através de terminais de pagamento automático, registaram uma subida de 22% na Região Autónoma da Madeira, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

No primeiro trimestre os levantamentos e compras, feitos na rede SIBS, atingiram os 591,3 milhões de euros.

A subida neste tipo de operações justifica-se pelo “crescimento de 29% verificado nas compras através de terminais de pagamento automático (TPA), embora os levantamentos também tivessem aumentado 8,1% em termos homólogos”, explica a DREM.

O movimento realizado através de cartões internacionais aumentou 46,3%. A DREM sublinha que esta subida “reflete o crescimento no turismo no primeiro trimestre de 2023, período em que as dormidas subiram 52,8%”.

Já os movimentos com cartões nacionais cresceram 17%.

Os pagamentos através de terminais de pagamento automático ficou em 61,7 milhões de euros, uma subida de 49,7% face ao período homólogo.

“Desagregando os levantamentos em nacionais e internacionais, os primeiros totalizaram, no primeiro trimestre, 160 milhões de euros, crescendo 7,1% face ao período homólogo, enquanto os segundos perfizeram 15,6 milhões de euros, 20,1% que no mesmo período de 2022”, referiu a DREM.

As compras através de terminais de pagamento automático, recorrendo a cartões nacionais, chegou aos 309,9 milhões de euros, mais 22,9%, face ao período homólogo, enquanto que as compras realizadas com cartões internacionais ficaram 105,8 milhões de euros, mais 51,1% face ao mesmo período do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.