[weglot_switcher]

Portugueses criam esquema de TV pirata com mais de 450 clientes

Dois homens foram condenados por venderem sinais de TV pirateados. Sem qualquer formação em informática, os arguidos de Gaia aprenderam em fóruns online a operar o esquema.
  • Kacper Pempel/Reuters
6 Fevereiro 2017, 10h56

Dois amigos de Gaia foram condenados a 14 meses de prisão com pena suspensa, mais uma multa, por terem operado durante dois anos um esquema de TV pirata, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias. Terão conseguido angariar mais de 450 clientes com o negócio ilegal que consistia em piratear o sinal da Zon, um esquema que aprenderam a fazer em fóruns da Internet.

Os dois arguidos foram detidos em 2011 pela Polícia Judiciária, depois de terem começado, em 2009, a vender a cinco ou dez euros por mês sinais pirateados das televisões por cabo. Um dos arguidos trabalha numa fábrica de alumínio e o outro faz biscates como técnico de som, sendo que nenhum dos dois tem formação em informação, escreve o JN.

Apesar disso, aprenderam “em fóruns de discussão sobre a matéria acessíveis a qualquer utilizador” a utilizar cartões de operadores válidos e ampliar o sinal, passando-o para um computador com ligação à Internet, segundo explicou um dos arguidos em tribunal. Vendiam depois o acesso a conteúdos televisivos codificados.

Quando foram detidos, a polícia encontrou em casa de um dos arguidos dezenas de boxes piratas, material informático e uma lista de clientes com 450 nomes. Em tribunal, um dos arguidos confessou o crime, enquanto a operadora Zon alegou que o crime levou a uma diminuição dos contratos de subscrição de canais codificados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.