Condutores apanhados com excesso de álcool passam a ter avaliação médica

Esta medida faz parte do projeto piloto “Taxa Zero” da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A partir de agora se for apanhado com excesso de álcool no sangue poderá estar sujeito a avaliação médica. De acordo com a “TSF” esta ação está integrada no projeto piloto “Taxa Zero” da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), para arguidos indiciados pela prática do crime de condução de veículo em estado de embriaguez.

Em declarações à “TSF”, o coordenador da ARSLVT, Joaquim Fonseca afirma que “é a saúde a ir aos tribunais”. Este protocolo será assinado esta terça-feira em conjunto com a ARSLVT, a Procuradoria da República de Lisboa e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Esta avaliação médica será posta em prática quando o condutor ultrapassar os 1,2 gramas de álcool por litro no sangue, o que na lei portuguesa é considerado crime. Nessa ocasião os indivíduos estarão sujeitos a uma sessão de grupo, onde serão alertados para os riscos de conduzir sob o efeito de álcool.

De acordo com a “TSF” caso o condutor aceita esta avaliação médica o processo em tribunal ficará suspenso. Este projeto piloto “Taxa Zero” tem início em Lisboa, mas poderá estender-se a outras zonas de Portugal.

Relacionadas

Sabe quantos bombons com licor pode comer sem acusar no balão? A PSP responde

Sob o título “sabia que demasiados bombons de licor podem influenciar a taxa de alcoolemia?”, a PSP relembra ainda que a presença de entre 0,5 e 0,8 gramas de álcool por litro (g/l) de sangue corresponde a contraordenação grave e multa até 250 euros.

GNR detém 144 condutores sob efeito do álcool

Nos últimos sete dias, período compreendido entre 18 e 24 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 393 pessoas em flagrante delito, incluindo 144 por condução sob efeito do álcool.

Nova operação de fiscalização da GNR: Consumo de álcool e drogas na mira das autoridades

Faro, Braga e Aveiro foram os distritos onde foram detetados mais condutores sob o efeito do álcool, tanto em 2016 como, até agora, em 2017.
Recomendadas

Crédito pessoal: Conheça as modalidades de reembolso 

Em regra, o pagamento da prestação é feito mensalmente, por débito numa conta e em data, previamente acordada com o banco. Qualquer alteração da data ou da conta, através da qual se processa o pagamento da prestação mensal do empréstimo, implica um acordo entre o cliente e o banco. 

Banco de Portugal alerta sobre riscos de produtos e serviços bancários digitais

A campanha chama-se “#ficaadica” e é dirigida aos “rendidos ao homebanking, às apps de pagamento e às compras online”. O supervisor alerta que a inovação traz vantagens, “mas há riscos que devemos acautelar”.

Comemora-se hoje dia da Internet +Segura. Conheça o programa DECOJovem dirigido à comunidade educativa

A DECOJovem, programa de educação do consumidor promovido pela DECO e dirigido às escolas, há muito que trabalha esta matéria, alertando toda a comunidade educativa para a necessidade de melhorar as competências digitais dos mais novos, promovendo uma utilização mais ativa e mais segura da internet. Assim, tem sido desenvolvidos vários projetos, como sejam o Sitestar.pt, a NET Viva e Segura e Brain IDeas.  
Comentários