[weglot_switcher]

Congelamento dos preços dos transportes vai permitir poupança de 8% para os contribuintes (com áudio)

“É a continuação da politica de não aumento dos passes urbanos, que agora é estendida à CP nos serviços regionais e de longo serviço, isto é a todo o sistema”, destaca o ministro das Finanças, Fernando Medina. A medida faz parte do plano de apoio às famílias anunciado na segunda-feira.
6 Setembro 2022, 10h22

O congelamento dos preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes da CP ao longo do próximo ano vai ter um encargo de 66 milhões de euros e vai significar uma poupança para os contribuintes de cerca de 8%, resultado da sua aplicação sobre 1.2 milhões de passes, segundo as contas do Governo.

“É a continuação da politica de não aumento dos passes urbanos, que agora é estendida à CP nos serviços regionais e de longo serviço, isto é a todo o sistema”, destaca o ministro das Finanças, Fernando Medina.

Foi prometida a “devida compensação a esta empresa e às autoridades de transportes”.

O Governo anunciou na segunda-feira um plano de apoio às famílias que representam um encargo de 2,4 mil milhões de euros, aos quais se somam os cerca de 1,7 mil milhões de euros já mobilizados até setembro em apoios face à escalada dos preços. Apesar desta despesa, o chefe do Executivo garantiu que os objetivos orçamentais serão cumpridos “tranquilamente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.