[weglot_switcher]

Conheça as vantagens de amortizar o crédito habitação

Optar pela amortização, pode ser a melhor decisão, diz o Doutor Finanças “se tivermos o dinheiro parado no banco ou num produto com uma rentabilidade inferior”.
19 Maio 2023, 10h05

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, explica como funciona a amortização do Crédito Habitação e revela algumas vantagens.

“Além de reduzir os encargos mensais imediatos, amortizar o crédito permite diminuir o custo total do empréstimo, gerando, dessa forma, poupanças futuras adicionais e, eventualmente, terminar o contrato antes do prazo inicialmente estipulado”, indica o Doutor Finanças.

Optar pela amortização, pode ser a melhor decisão, diz o Doutor Finanças “se tivermos o dinheiro parado no banco ou num produto com uma rentabilidade inferior”.

No entanto, o Doutor Finanças refere que “a resposta à pergunta vale a pena amortizar o crédito habitação nem sempre é direta”. “Antes de decidirmos o que fazer, devemos responder às seguintes perguntas: Se usarmos a poupança que temos, vamos ficar descapitalizados?; Vamos precisar desse dinheiro para enfrentar algum imprevisto?; Temos outros créditos com taxas de juro elevadas?”.

” Devemos garantir que não ficamos descapitalizados e que temos sempre um pé-de-meia para enfrentar imprevistos. Se temos outros créditos com taxas de juro elevadas, nomeadamente cartões de crédito ou créditos pessoais com taxas de juro de dois dígitos, devemos começar por saldar essas dívidas”, aponta o Doutor Finanças.

Para apurar qual o “retorno” do investimento, o Doutor Finanças afirma que “teremos de usar o valor que vamos poupar no espaço de um ano e multiplicar pelo número de anos que ainda faltam para concluir o contrato”. “A seguir, temos de dividir esse valor pelo montante amortizado e calcular o valor percentual”.

Por exemplo, “se usarmos um crédito de 100 mil euros, com um spread de 1,2% e 240 prestações por liquidar (20 anos), corresponde atualmente a uma prestação de cerca de 630 euros. Amortizar este empréstimo em 10 mil euros implica uma redução da prestação de cerca de 64 euros por mês”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.