[weglot_switcher]

Conheça estas dicas para poupar no combustível e na vida útil do seu veículo

Desde a velocidade constante até ao planeamento do percurso, é de elevada importância fazer uma boa gestão de tudo o que envolve a sua viatura, de fora a que seja possível uma maior saúde financeira ao final do mês.
15 Março 2023, 22h30

A situação económica atual é pautada por uma subida acentuada de preços, pelo que importa conhecer dicas de poupança nos diversos âmbitos. No caso dos veículos, é possível fazer uma boa gestão dos pneus e da própria condução afim de poupar na carteira ao final do mês, para um melhor uso do orçamento familiar.

A primeira sugestão da Continental, empresa especializada em pneus, é ter a pressão dos mesmos bem regulada. Para tal, é conveniente verificá-la regularmente. Permitir que cai demasiado levará a um desgaste prematuro e sobreaquecimento dos pneus, o que gera um aumento do consumo de combustível, já que o carro vai precisar de um maior esforço para alcançar o mesmo resultado. É necessário ter em atenção que a pressão demasiado elevada será também prejudicial, já que resulta numa perda de mobilidade e conforto do veículo, fazendo aumentar o consumo.

Os pneus devem ainda ser calibrados a cada 15 dias, estando frios, ou seja, o veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de três quilómetros em velocidade reduzida.

A velocidade é outro fator importante, com a menor velocidade a ser amiga de um menor consumo, à semelhança do que acontece com a velocidade constante, sendo o Cruise Control uma boa opção, caso o carro o disponibilize.

A condução defensiva permitirá também economizar mais, ao invés do que acontece com os condutores agressivos, que fazem um número muito maior de acelerações e travagens. Planear o percurso é também importante, com o menor trânsito a ser uma vantagem evidente e as estradas mais planas são também uma ajuda.

No que diz respeito a encher o depósito de combustível, comparar preços e qualidade entre bombas é fundamental. Nos carros elétricos, o mesmo se aplica aos postos de carregamento público.

Importa ainda que a manutenção do veiculo seja feita de forma periódica, afim de evitar que eventuais falhas se prolonguem no tempo e façam os veículos e os próprios pneus perderem tempo de vida útil. Por fim, a carga do veículo é um fator de elevada importância, já que a sobrecarga levará a um maior esforço da viatura e, por consequência maior gasto de combustível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.