Conheça os vencedores do Altice International Innovation Award 2019

Entre um universo de mais de 90 candidaturas submetidas na terceira edição do prémio, o primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de realização de um piloto (prova de conceito) com o grupo Altice, é atribuído ao projeto iLOF.

Com vista à promoção e reconhecimento do empreendedorismo e do talento tecnológico, os grandes vencedores do Altice International Innovation Award 2019 já se encontram escolhidos.

Entre um universo de mais de 90 candidaturas submetidas na terceira edição do prémio, o primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de realização de um piloto (prova de conceito) com o grupo Altice, é atribuído ao projeto iLOF.

Este projeto recorre a algoritmos de Inteligência Artificial (IA), aplicados a Big Data, para potenciar o sucesso dos ensaios clínicos em doenças neurodegenerativas, nomeadamente nos doentes de Alzheimer, com vista a uma redução de custos e a uma selecção mais eficaz de pacientes.

Startup nascida no Porto recebe dois milhões de euros para combater a doença do Alzheimer

Já o melhor projeto entre os finalistas de mestrado e doutoramento, na categoria Academia, é o projecto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving, que será valorizado com um prémio monetário no valor de 25 mil euros.

O projeto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving explora o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reacções neurocognitivas e neuromotoras, a fim de avaliar e prever a performance do ser humano em condições extremas de condução, de modo a tirar ilações que possam reforçar, entre outros, a evolução da condução autónoma.

A iniciativa contou, ainda, pelo terceiro ano consecutivo, com a parceria da ANI – Agência Nacional de Inovação, que atribuiu a distinção Born from Knowledge (BfK), juntamente com um prémio pecuniário de 5 mil euros, ao projecto iLOF, corroborando assim o vencedor da Edição deste ano do Altice International Innovation Award.

De acordo com Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, “o Altice International Innovation Award vem premiar a inovação que emana do conhecimento e reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, criando condições para potenciar o talento nacional e divulgá-lo dentro e fora de portas. Nesta 3ª Edição do AIIA todos os Finalistas do Prémio apresentaram projectos e soluções, cuja inovação e a tecnologia é base fundamental, e respondem a necessidades presentes no dia-a-dia”.

PCGuia
Recomendadas

Startup de Braga cria dispositivo que permite testar sangue em três minutos

A solução desenvolvida pela CRIAM é portátil e “80% mais barata que os equipamentos convencionais”. A startup diz que reduz o erro humano e a dependência de reservas de sangue e que é aplicável em situações de emergência.

Fundo dos CTT participa em investimento de 5,2 milhões da startup luso-americana Habit

O fundo de 5 milhões de euros TechTree, lançado pelo operador postal, investiu na ronda da Habit, depois de ter apostado nas empresas Kit-AR e na Sensefinity, ligadas à Realidade Aumentada e sensorização logística.

Casa do Impacto tem mais 500 mil euros para startups

Há novidades nesta terceira edição do +PLUS: a alocação de 50% do orçamento do fundo para soluções de impacto ambiental e outros 50% (250 mil euros) para soluções inovadoras de impacto social.
Comentários