[weglot_switcher]

Conselheiros de Trump fizeram contactos frequentes com a Rússia durante a campanha

Registos telefónicos e escutas mostram que diversos funcionários do Presidente dos Estados Unidos mantiveram contacto com a Rússia, durante a campanha eleitoral.
15 Fevereiro 2017, 11h27

O staff de campanha de Donald Trump terá contactado os serviços secretos russos, no período de campanha das eleições presidenciais, avança o jornal americano “New York Times”. De acordo com o diário, há registos telefónicos e escutas de chamadas que demostram que vários funcionários do Presidente dos EUA conversaram com altos oficiais da Rússia.

A notícia foi veiculada por quatro oficiais americanos e envolve ainda outros parceiros do sucessor de Barack Obama, que não estiveram diretamente ligados à sua campanha. As autoridades intercetaram chamadas entre as duas partes, no mesmo período em que se aperceberam de que poderia ter havido interferência do país liderado por Vladimir Putin no resultado das eleições.

Ao que estes oficiais apuraram, Paul Manafort, que foi consultor político na Ucrânia e chairman de campanha de Donald Trump durante vários meses, é um dos envolvidos nas escutas. Contudo, os relatores recusaram-se a adiantar mais nomes, revela ainda o NYT.

O Kremlin prontificiou-se a responder, através do porta-voz, Dmitry Peskov. O responsável de Moscovo sublinhou que se trata de “uma reportagem de jornal que não é baseada em quaisquer factos”. Em conferência de imprensa, com declarações foram citadas pela agência Reuters, Peskov aconselha a não acreditar “em informações anónimas”.

Em meados de dezembro do ano passado, a CIA concluiu que a Rússia interveio nas eleições presidenciais norte-americanas com o objetivo de ajudar o Presidente Donald Trump a vencer a corrida à Casa Branca, e não apenas para minar a confiança no sistema eleitoral dos EUA,

Os serviços secretos norte-americanos notaram que, à medida que a campanha presidencial de 2016 se aproximava do fim, funcionários do Governo russo dedicavam cada vez mais atenção ao então candidato republicano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.