[weglot_switcher]

Consumo de gás aumenta em setembro, mas renováveis abasteceram mais de metade do consumo de 2020

Desde o início do ano, a produção de energia renovável representou 56% do consumo de energia nacional, sobretudo através da energia hidroelétrica e eólica.
1 Outubro 2020, 18h38

O consumo de gás natural em Portugal aumentou 13,3% em setembro, comparando com o período homólogo, segundo dados da REN. Tanto o segmento de produção de energia elétrica, como o segmento convencional, que engloba os restantes consumos, registaram crescimentos de 19,5% e 8,4%, respetivamente.

Em termos acumulados, o consumo registou uma evolução negativa de 1,5%, com o segmento convencional a apresentar uma variação negativa de 6%, enquanto o segmento de produção de energia elétrica ganhou 6,9%.

Na eletricidade, o consumo pouco variou em relação ao mês anterior. Em setembro verificou-se uma queda de 0,2% no consumo de energia elétrica, ou 1,6% quando corrigidos os efeitos da temperatura e dias úteis. Em termos anuais, no final de setembro verificava-se uma variação negativa de 3,5%, que passam a 4,2% de redução quando se corrige os efeitos de temperatura e dias úteis.

No findo mês de setembro, a produção renovável abasteceu 40% do consumo. Numa análise aos primeiros nove meses do ano, este valor passa para 56% do consumo, composto pela hidroelétrica com 24%, eólica com 22%,  biomassa com 7% e fotovoltaica com 3%. A produção não renovável abasteceu 38% do consumo, sobretudo através de gás natural, com o carvão a representar ainda cerca de 3% do consumo. Os restantes 6% do consumo nacional resultam do saldo de trocas com o estrangeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.