[weglot_switcher]

Consumo de vinho no mundo: Itália é o país que mais produz e Espanha é o que mais vende

Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho indicam que quatro países produzem cerca de metade de todo o vinho do mundo: Itália, França, Espanha e EUA. Quanto aos países que mais consomem, destacam-se os EUA, França, Itália, Alemanha e China. Portugal está na 11ª e 12ª posições, respetivamente.
30 Abril 2018, 16h17

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho apresentou na semana passada, em Paris, um conjunto de dados sobre a produção e consumo de vinho ao nível mundial, referentes ao ano de 2017. No que respeita à produção, quatro países produziram cerca de metade de todo o vinho do mundo: Itália, França, Espanha e EUA. A Itália lidera esta tabela com um total de 42,5 milhões de hectolitros em 2017, enquanto Portugal está na 11ª posição com 6,6 milhões de hectolitros.

Quanto aos maiores consumidores de vinho em 2017, destacam-se os EUA, França, Itália, Alemanha, China, Reino Unido e Espanha, todos acima de 10 milhões de hectolitros (no caso dos EUA, líderes da tabela, registou-se um total de 32,6 milhões de hectolitros). Por sua vez, Portugal situa-se na 12ª posição, com um total de 4,5 milhões de hectolitros de vinho. Mas em termos proporcionais é Portugal que lidera o consumo mundial, com 51,4 litros de consumo médio por pessoa.

Ao nível das exportações lidera a Espanha, com 22,1 milhões de hectolitros vendidos no ano passado. Seguem-se a Itália (21,4 milhões), França (15,4 milhões), Chile (9,8 milhões) e Austrália (8 milhões).

No plano global produziram-se 250 milhões de hectolitros em 2017, menos 8,4% do que no ano anterior. A Organização Internacional da Vinha e do Vinho atribui esse descréscimo na produção mundial às condições meteorológicas desfavoráveis que afetaram sobretudo a Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.