[weglot_switcher]

Coreia do Norte critica manutenção de postura hostil dos EUA e dos seus aliados por Biden

O país eremita voltou à carga contra Washington, acusando o presidente Biden de revelar a mesma postura hostil que tem marcado as relações entre EUA e Coreia do Norte nos últimos 50 anos.
  • Military vehicles carry missiles with characters reading ‘Pukkuksong’ during a military parade marking the 105th birth anniversary of country’s founding father, Kim Il Sung in Pyongyang, April 15, 2017. REUTERS/Damir Sagolj TPX IMAGES OF THE DAY
2 Maio 2021, 10h13

A Coreia do Norte regressou às críticas aos EUA e aos seus aliados, nomeadamente os vizinhos coreanos a sul, afirmando este domingo que os mais recentes comentários de representantes norte-americanos revelam uma postura agressiva e hostil de Washington à qual é necessário responder.

As declarações norte-coreanas foram emitidas na agência de notícias local, reporta a Reuters, e acusam Washington de revelar a sua hostilidade com as insinuações sobre direitos humanos no país e sobre o seu programa nuclear. O presidente Biden havia afirmado no seu discurso de quarta-feira que os programas nucleares da Coreia do Norte e do Irão representam ameaças que devem ser abordadas com diplomacia.

“As suas afirmações mostram bem a sua intenção de continuar a praticar a política hostil para com a RPDC (sigla para República Popular Democrática da Coreia)que os EUA têm vindo a implementar há mais de meio século”, respondeu Kwon Jong Gun, o diretor geral do Departamento para Assuntos Americanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang.

Esta declaração surgiu no seguimento de uma anterior, acusando os EUA de insultar a dignidade e soberania norte-coreanas ao deixar críticas à sua situação em termos de direitos humanos.

Finalmente, foi a irmã do líder Kim Jong-Un e representante sénior do regime, Kim Yo-Jong, quem deixou críticas ao sul-coreanos por permitirem uma nova distribuição de panfletos de propaganda e notas de dólar no Norte, uma ação proibida pelo parlamento de Seul em dezembro no seguimento de queixas de Pyongyang.

“Levaremos as manobras desses dejetos humanos do Sul como uma séria provocação contra a nossa nação e analisaremos uma resposta adequada”, reiterou Kim Yo-Jong.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.