Covid-19: Espanha confirma quatro casos da variante britânica do novo coronavírus

Nova variante do vírus foi detetada em quatro pessoas que viajaram do Reino Unido para Espanha. Segundo as autoridades de saúde espanholas, há ainda outros três casos suspeitos.

Madrid, Espanha | Manu Fernandez/AP

A Direção-Geral de Saúde Pública de Madrid confirmou neste sábado a existência de quatro casos confirmados de infeção com a nova variante britânica do novo coronavírus.

Os quatro casos confirmados de infeção da nova variante do vírus foram detetados em quatro cidadãos que viajaram do Reino Unido para Espanha.

Segundo as autoridades espanholas, há ainda outros três casos suspeitos nos quais o genoma do vírus está a ser sequenciado.

A informação foi avançada pelo vice-ministro da Saúde Pública e do Plano Covid-19, Antonio Zapatero, na conferência de imprensa sobre a evolução da situação epidemiológica na região de Madrid.

A nova variante do coronavírus que provoca a doença a Covid-19, detetada em Inglaterra, tem gerado preocupação na comunidade científica, embora sem provas de que seja mais letal ou tenha impacto na eficácia das vacinas.

Novas variantes já foram observadas desde que o novo coronavírus SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mas a estirpe mais recente levou vários países europeus a suspenderem voos e transportes marítimos oriundos do Reino Unido.

O Governo português também restringiu a entrada no país de passageiros de voos provenientes do Reino Unido a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal.

Relacionadas

Primeiras doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 já chegaram a Portugal

Unidade de armazenamento em Montemor-o-Velho tem as condições de refrigeração necessárias para a vacina da Pfizer-BioNTech. Profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central começam a ser vacinados neste domingo.
Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários