Covid-19. Fundação Gates investe para encontrar cura para vírus

A Fundação Gates pagou para que 15 mil moléculas fossem enviadas para um laboratório na Bélgica, de forma a que estas sejam testadas para encontrar uma potencial cura o novo coronavírus Covid-19.

DR

A Fundação Gates fez um investimento recente para que 15 mil moléculas fossem enviadas para um laboratório na Bélgica, de forma a que estas sejam testadas para encontrar uma potencial cura o novo coronavírus Covid-19.

As amostras em causa foram recolhidas do primeiro paciente confirmado na Bélgica, que já se encontra a fazer os tratamentos anti-virais, e serão testadas para ser possível criar uma terapia que resulte para os mais de 90 mil casos confirmados.

“A Fundação Bill & Melinda Gates espera que entre essas 15 mil substâncias, haja uma ou mais moléculas que possam retardar o novo coronavírus”, comentou o professor Johan Neyts, do laboratório de virologia do Instituto Rega da Universidade de Leuven, que irá conduzir a investigação.

“Entre uma e duas semanas após recebermos as amostras, vamos conseguir apresentar os resultados”, disse o investigador principal ao ‘Brussels Times’. Toda a triagem das moléculas vai custar à Fundação Gates “várias dezenas de milhares de euros”.

“Isso é muito pouco comparado ao custo de desenvolver um medicamento a partir do zero e trazê-lo ao mercado”, assumiu o investigador. Embora assuma que não está à espera de uma cura milagrosa, Neyts sustenta que qualquer sinal de inibição do Covid-19 é considerado um avanço significativo.

A Fundação Bill e Melinda Gates assumiu entregar até 100 milhões de dólares (89,89 milhões de euros) para melhorar os esforços de deteção, isolamento e tratamento em resposta à epidemia global. A fundação estima que até a mês de junho já tenha encontrado uma vacina capaz de curar a epidemia de grande escala.

A verificação da vacina criada pela fundação em conjunto com o Instituto Rega da Universidade de Leuven será realizada pela Organização Mundial de Saúde, não utilizando testes em animais e humanos.

Relacionadas

Covid-19: Epidemia reduz exportações mundiais em 50 mil milhões de dólares

O surto de Covid-19 reduziu as exportações mundiais em 50 mil milhões de dólares em fevereiro, segundo uma análise publicada hoje pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Recomendadas

Fitch junta-se à S&P e à Moody’s na mudança de perspetiva para negativa dos ratings do UBS

Já é a terceira agência de notação financeira a baixar o “Outlook” dos ratings da UBS para “negativo”, depois do anúncio da integração do Credit Suisse no passado domingo. A complexidade da integração está nos motivos apontados para os alertas negativos.

Rui Nabeiro tinha “uma liderança de proximidade” no Grupo Delta, destaca diretora da Forbes Portugal

Nilza Rodrigues, diretora editorial da Forbes Portugal e Forbes África Lusófona, explica em entrevista nesta “Fast Talk” da JE como foi a última entrevista do empresário e fundador do Grupo Delta, Rui Nabeiro, precisamente a estas publicações.

Seguradoras nacionais com exposição de 61 milhões ao Credit Suisse e Fundos de Pensões com 45 milhões

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões revelou ao JE que a exposição das seguradoras e dos fundos de pensões ao Credit Suisse é respetivamente 0,1% e 0,2% do total do ativo.
Comentários