Na sequência da declaração do Estado de Emergência que está a vigorar em Portugal para fazer face ao surto do coronavírus, a cadeia grossista Makro decidiu rever o seu plano de contingência para todas as suas lojas a nível nacional, que já tinha sido implementado no início do mês.
Num comunicado, a Makro assegura que o horário de abertura das lojas se mantém, mas que o horário de encerramento foi antecipado para as 19 horas. Aos domingos, as lojas da Makro passarão a estar encerradas.
Por seu turno, a emissão de novos cartões e passes diários passa a ser apenas ‘online’.
“Os nossos valores levam-nos a agir de forma preventiva e célere na segurança das nossas pessoas e de toda a comunidade que se relaciona com a Makro”, afirma David Antunes, CEO da Makro em Portugal.
Nas suas 10 lojas em território nacional (Braga, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Coimbra, Leiria, Alfragide, Cascais, Palmela, Faro e Albufeira), a Makro vai ainda reforçar a sinalética na distância de linhas de caixa e na distância mínima adequada (um a dois metros) com outros colaboradores e clientes.
A Makro recomenda também aos clientes que efetuem preferencialmente o pagamento através de MB WAY ou cartão multibanco, limitando a entrada a duas pessoas por um cartão de cliente.
A cadeia grossista vai reforçar as medidas de higiene para colaboradores e clientes, através de produtos específicos para o efeito e de sinalética informativa em toda a área comum de circulação de pessoas.
A Makro assegura também “a garantia de ‘stocks’ essenciais e o seu respetivo transporte entre lojas, plataformas e clientes (salvo condicionantes do mercado ou risco de saúde pública)” e vai suspender a devolução de produtos para garantir a segurança alimentar e a saúde dos seus colaboradores e clientes
Com o objetivo de minimizar ao máximo as interações em loja, o pedido de novos cartões será realizado a partir de hoje, exclusivamente online, através do ‘site’ www.novocliente.makro.pt, enquanto a emissão de passes diários vai ser substituída pela utilização da ”app’ makro companion’, que a empresa recomenda para aceder às lojas de forma virtual.
“A Makro é o ponto de abastecimento principal para inúmeros negócios próprios, mercearias, cantinas, hospitais, clínicas, bombeiros, bancos alimentares, entre outros. A nossa operação não pode nem deve encerrar totalmente. Temos uma missão pública a cumprir. Estamos a fazer os possíveis para conciliar a segurança dos nossos colaboradores e a nossa esfera de atuação com as necessidades dos nossos clientes”, conclui David Antunes.
A empresa refere ainda que se encontra a agir preventivamente com vista a limitar possíveis contágios por Covid-19, disseminado nas suas lojas todas as regras de conduta partilhadas pela DGS – Direção-Geral de Saúde.
“Estamos atentos a todos os desenvolvimentos e evoluções neste âmbito. Tratam-se de tempos de incerteza e de adoção de medidas urgentes que têm como objetivo travar a evolução do vírus. Na Makro, estamos atentos a todos os cenários e tudo faremos para nos manter unidos, assertivos e preventivos relativamente a este tema. Trata-se de uma situação sem precedentes e cabe-nos a nós, enquanto sociedade, unirmo-nos de forma a combater esta pandemia de uma forma rápida e eficaz”, destaca o CEO da Makro Portugal.
“Reiteramos o nosso apoio a todos os profissionais de hotelaria, restauração e negócios próprios que naturalmente estão a ser muito impactados por esta situação. Não nos esquecemos dos nossos fornecedores, produtores e de todos os que se relacionam com esta grande família que é a Makro”, assinala David Antunes, acrescentando que “o nosso reconhecimento é fundamentalmente dirigido aos nossos colaboradores, o grande pilar do nosso negócio”.
A Makro, filial portuguesa do grupo alemão Metro, reclamando a liderança na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares.
A Makro está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de mil colaboradores.
No ano fiscal 2018/19, a Makro faturou 398 milhões de euros.
A nível mundial, a Metro tem cerca de 16 milhões de clientes.
Atualmente, a Metro opera em 34 países e emprega mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.
No ano fiscal de 2018/19, a Metro gerou vendas de 27,1 mil milhões de euros.
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