[weglot_switcher]

Covid-19. Portugal sem casos positivos. DGS aguarda análises de três suspeitas

Deste total de 70 suspeitas, 11 novos casos foram registados nas últimas 24 horas, aponta a DGS no mesmo comunicado. No entanto, Portugal mantém-se sem nenhum caso confirmado de infeção.
  • António Cotrim/Lusa
29 Fevereiro 2020, 19h47

No balanço diário de informação sobre o coronavírus, a Direção-Geral de Saúde afirma que não existem casos confirmados. “Às 18 horas, Portugal não registava casos confirmados de infeção por coronavírus”, lê-se no quarto boletim informativo divulgado pela DGS.

Até à data de hoje, 29 de fevereiro, verificaram-se 70 casos suspeitos e 67 apresentaram resultado negativos após os testes laboratoriais, sendo que atualmente a DGS está a aguardar os resultados das restantes suspeitas.

Deste total de 70 suspeitas, 11 novos casos foram registados nas últimas 24 horas, aponta a DGS no mesmo comunicado.

“Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa”, sustenta o comunicado, uma vez que muitos alunos regressaram esta semana de Itália, um foco europeu a considerar, embora os resultados tenham sido negativos e estes estejam de quarentena por precaução.

Hoje foi ainda validado o primeiro caso de infeção de Covid-19 na Região Autónoma da Madeira. O doente já se encontra em isolamento hospitalar, e já foram realizadas as colheitas de amostras para verificar se existe ou não infeção. O doente é proveniente de Milão, em Itália, onde o surto tem evoluído nos últimos dias.

Atualmente, o risco para a saúde pública em Portugal deve ser considerado “moderado a elevado”, segundo os dados da DGS e da Organização Mundial de Saúde que já tinha declarado o surto de emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.