[weglot_switcher]

Covid-19. Privados que geriram hospitais públicos exigem 90 milhões por prejuízos

Os três grupos privados exigem 90 milhões de euros para fazer face aos custos elevados que tiveram em 2020 e 2021, bem como ao cancelamento de consultas e cirurgias nos mesmos anos.
29 Março 2023, 07h53

Os grupos privados que geriam os hospitais de Loures, Cascais e Vila Franca de Xira decidiram avançar para a Justiça para serem compensado pelos prejuízos que tiveram nos anos de pandemia, avança o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira, 29 de março.

Estes três hospitais eram geridos em regime de parceria público-privada (PPP) e exigem um montante mínimo de 90 milhões de euros ao Estado português para compensar os custos elevados em altura de pandemia.

A publicação adianta que os três grupos privados – Luz Saúde, CUF e Lusíadas – avançaram com pedidos de reposição do equilíbrio financeiro, estando o processo a decorrer em tribunal arbitral com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, sendo esta última a representante do Estado. Os grupos privados alegam incumprimento da atividade contratualizada por eles devido à suspensão de consultas e cirurgias programadas para 2020 e 2021, bem como os encargos relativamente à resposta à pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.