[weglot_switcher]

CPLP confirma missão de observação para as eleições em São Tomé e Príncipe

As eleições legislativas, regional e autárquicas em São Tomé e Príncipe vão realizar-se a 25 de setembro
10 Setembro 2022, 09h46

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, confirmou à Lusa que a organização vai enviar um missão de observação para as eleições legislativas, regional e autárquicas de 25 de setembro em São Tomé e Príncipe.

“Contamos enviar missões para São Tomé e Príncipe, já temos praticamente a missão constituída”, afirmou, em Brasília, Zacarias da Costa, à margem das celebrações dos 200 anos da independência do Brasil.

O MLSTP/PSD que lidera a coligação no governo são-tomense apresenta como cabeça de lista no distrito de Água Grande e candidato a reeleição no cargo de primeiro-ministro o presidente do partido, Jorge Bom Jesus.

A ADI, maior partido da oposição, apresenta o presidente do partido e ex-primeiro-ministro (2014-2018), Patrice Trovoada.

Questionado pela Lusa se a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa pretende enviar semelhantes missões às eleições na Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, Zacarias da Costa disse que a organização ainda não recebeu nenhum convite.

“Se recebermos convites das autoridades da Guiné Equatorial e da Guiné-Bissau iremos também enviar uma missão de observação aos atos eleitorais”, afirmou

“Só enviamos uma missão quando recebemos convite das autoridades”, frisou.

Após ter decidido dissolver o parlamento, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, marcou eleições legislativas para 18 de dezembro.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.