[weglot_switcher]

CPLP: Portugal investe 128 milhões de euros em cooperação

Formação profissional, segurança alimentar e governação económica” são áreas abrangidas por esta cooperação de Portugal com a CPLP.
25 Janeiro 2017, 16h34

Portugal quer reforçar a cooperação com a CPLP e tem um programa de cooperação no valor de 128 milhões de euros, anunciou hoje a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros num seminário na Assembleia da República.

“Ao contrário do que vinha acontecendo no passado, nós temos já a perspetiva de realização, de execução, de um conjunto de programas na ordem dos 128 milhões de euros, que permitirão em diversas áreas executar programas de cooperação”, afirmou Teresa Ribeiro, na conferência “A Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Quadro da União Europeia, que instrumentos”, realizada hoje, citada pela Lusa.

A secretária de Estado sustenta que Portugal tem uma série de “programas na área da formação profissional, na área da segurança alimentar, na área da governação económica, enfim, em muitas outras áreas, quer em Angola, quer em São Tomé e Príncipe, quer na Guiné-Bissau, quer em Cabo Verde”.

Teresa Ribeiro sublinhou, ainda, o programa de bolsas que vai ser lançado e que pretende associar o setor privado. Destacou ainda que a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) terá até março um novo plano estratégico.

“A nossa ambição é que a SOFID, de facto, em março tenha já o seu plano estratégico e que isso possa coincidir também com a sua articulação com o Fundo Europeu do Desenvolvimento Sustentável, que está neste momento em discussão no Parlamento, que estará operacional ainda este ano”, disse ainda Teresa Ribeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.