Crédito. Sabe no que consiste e para que serve a livrança?

Deverá, antes de contratar um crédito, avaliar bem o impacto no seu orçamento familiar de modo a garantir que irá cumprir com o acordado. Saiba que a DECO apresenta um Gabinete de Proteção Financeira que o pode auxiliar.

A livrança é um título de crédito que traduz uma promessa de pagamento em que o devedor se compromete a pagar ao seu credor uma determinada importância, num prazo instituído.

Na sua generalidade, trata-se de um documento que integra o contrato de crédito e que os bancos utilizam como garantia, caso o devedor não consiga pagar as suas prestações. Atendendo a este instrumento, é possível acontecer a solicitação da assinatura de uma livrança como complemento de um pedido de empréstimo bancário.

A livrança é apenas assinada, não é preenchida. Para haver uma eficácia da mesma, dependerá muito do seu preenchimento que só acontecerá se o devedor não cumprir com as suas obrigações financeiras. Esse preenchimento, feito pelo banco, é acompanhado por um pacto de autorização de preenchimento, onde são determinados os limites e as situações de incumprimento que permitem ao credor planear ação executiva.

Mas, como pode o banco através dessa livrança resolver a situação de incumprimento? A livrança, por se tratar de um título de crédito, tem um cariz executivo, permite desta feita que o banco possa promover uma cobrança coerciva do seu crédito através da penhora dos bens e/ou rendimentos do devedor.

Deverá, antes de contratar um crédito, avaliar bem o impacto no seu orçamento familiar de modo a garantir que irá cumprir com o acordado. Saiba que a DECO apresenta um Gabinete de Proteção Financeira que o pode auxiliar.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

Recomendadas

Saiba onde vão estar os radares da PSP neste mês de outubro

A Polícia de Segurança Pública tem uma lista de locais onde haverá operações de controlo de velocidade. Em Lisboa, esta quinta-feira, a ação ocorreu no Arco do Cego. Amanhã o foco será Amadora, Setúbal, Portalegre, Leiria, Bragança, Braga e Beja.

Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.

Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.
Comentários