[weglot_switcher]

Crianças dormem ao relento após demolição do campo de Calais

Autoridades francesas já concluíram o processo de transferência dos refugiados que habitavam o campo de Calais, mas organizações humanitárias advertem que ainda há centenas que não forma realojados.
27 Outubro 2016, 14h58

Há centenas de migrantes, incluindo crianças, a dormir ao relento depois do campo de refugiados de Calais, em França, ter sido desmantelado. O alerta foi dado por várias organizações humanitárias que alertam para o facto de o processo de transferência dos migrantes não ter abrangido toda a gente que vivia no campo.

O governo francês deu esta quarta-feira como concluído o processo de reinserção dos migrantes presentes no maior campo de refugiados francês em centros de acolhimento. No total, as autoridades francesas dizem ter realojado mais de 4 mil migrantes, incluindo 1 200 crianças.

No entanto, de acordo com várias organizações presentes no local, nem todos foram transferidos da “selva” de Calais. Vários migrantes não conseguiram efetuar o registo e os veículos de transporte não conseguiram dar vazão a todos os migrantes. As autoridades ter-lhes-ão informado de que deveriam voltar ao campo esta quinta-feira de manhã.

Nas redes sociais estão a circular várias imagens que mostram as condições hediondas onde centenas de migrantes passaram a noite.

As autoridades informam ainda que os novos migrantes que chegam agora ao antigo campo de refugiados “não podem esperar acolhimento por parte das autoridades locais”.

O acampamento de refugiados de Calais começou a ser evacuado esta segunda-feira, dia 24. A “selva”, como ficou conhecido, representa o sonho de cerca de 7 000 refugiados de atravessar o Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.