Criptomoedas alvo de 200 mil ataques de phishing só este ano

Numa nota enviada à imprensa, a tecnológica russa revela, só em abril, as tentativas de ataque ascenderam a 50.000.

A Kaspersky identificou 200.000 ataques de phishing direcionados a criptomoedas após uma análise de páginas de phishing dirigidas a potenciais criptoinvestidores, bem como ficheiros maliciosos distribuídos utilizando os nomes das 20 wallets mais populares de criptomoeda, desde o início de 2022.

Numa nota enviada à imprensa, a tecnológica russa revela, só em abril, as tentativas de ataque ascenderam a 50.000.

“Com o aumento da popularidade das moedas digitais nos últimos cinco anos, os peritos Kaspersky identificaram várias técnicas utilizadas por cibercriminosos para roubar criptomoedas, desde atrair as vítimas com presentes enviados por trocas criptográficas até à distribuição de wallets DeFi troyanizadas. As crypto wallets são um alvo principal para os atacantes porque são o local de armazenamento inicial e lidam com grandes quantidades de moeda virtual”, é explicado no mesmo comunicado.

A empresa detetou este ano 193.125 tentativas de phishing visando potenciais cripto investidores ou utilizadores interessados na mineração de moedas criptográficas; no primeiro trimestre, o número de tentativas chegou às 107.000 e, só em abril, foram registadas quase 50.000.

A Kespersky explica que os autores das fraudes imitam os sites originais de cryptowallets e incitam as vítimas a introduzir a seed phrase pessoal, isto é, a frase secreta de 12 ou 24 palavras que protege a wallet, juntamente com uma palavra-passe e uma chave privada; assim, quando o utilizador partilha a sua frase secreta, é encaminhado para o verdadeiro website, mas a sua conta e todas as suas poupanças já estão nas mãos do cibercriminoso.

Segundo Alexey Marchenko, Chefe de Análise de Métodos de Filtragem de Conteúdo na Kaspersky, “com as moedas digitais a adquirir cada vez mais valor, os agentes maliciosos intensificaram a sua atividade contra potenciais investidores. Os esquemas de phishing de criptomoedas merecem uma atenção especial, uma vez que dependem da engenharia social. Por conseguinte, não são necessárias competências técnicas avançadas para lançar estes ataques, que são frequentemente bem-sucedidos devido à falta de atenção do utilizador”.

Recomendadas

Primeiro navio com cereais ucranianos chega à Turquia e espera comprador

O primeiro navio carregado de milho que deixou o porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, rumo ao Líbano, atracou no porto turco de Mersin e aguarda um comprador para a mercadoria, confirmou fonte diplomática da Ucrânia.

EUA e República do Congo discutiram segurança em África

Os EUA discutiram hoje com a República do Congo a segurança em África, em particular os esforços do país africano de conciliação na Líbia e o conflito regional no leste da República Democrática do Congo, divulgou o governo norte-americano.

Depois de admitir testemunhar sobre práticas da sua empresa, Trump remete-se ao silêncio

“Recusei-me a responder às perguntas sobre os direitos e privilégios concedidos a todos os cidadãos sob a Constituição dos Estados Unidos”, disse Trump em comunicado.
Comentários