[weglot_switcher]

Crise de 2008: Como estes bilionários passaram pelos ‘pingos da chuva’

Ninguém foi imune à grande recessão provocada pela precipitada falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers. Mas souberam os mais ricos lidar com a pressão?
2 Setembro 2017, 12h00

A lista da Forbes das 10 pessoas mais ricas do mundo apresentou um elenco de personagens bastante estáveis, nos anos precedentes à crise. O ano mais conturbado nesta história foi precisamente, e talvez sem surpresas, em 2008. Neste ano registou-se uma maior variação de entradas e saídas de nomes da lista, ao mesmo tempo que os mercados passavam por mudanças.

Ainda assim, um pequeno grupo de bilionários do top 10 conseguiu permanecer na lista desde 2000.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, continua no topo da lista, enquanto Warren Buffett da Berkshire Hathaway e Larry Ellison da Oracle colocaram-se nos 10 mais ricos. Já os membros da família Walton – donos da retalhista norte-americana Walmart – não estão no top 10 este ano – mas conseguiram manter-se no topo 20.

Carlos Slim, da mexicana América Móvil e Amancio Ortega, fundador da Inditex, que possui a Zara, também conseguiram tornar-se em “elites” desta lista, nos últimos anos.

Nos últimos anos, a tecnologia reapareceu como a indústria mais representada no top 10, impulsionada pelos fundadores Jeff Bezos (Amazon), e Mark Zuckerberg, (Facebook). Bezos ainda conseguiu ultrapassar (durante pouco tempo) Bill Gates como o homem mais rico do mundo, o mês passado.

Fonte: Forbes/Financial Times
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.