[weglot_switcher]

Cristiano Ronaldo foi só o começo. Futebol é trunfo da Arábia Saudita para se mostrar ao mundo

“A Arábia Saudita está a enviar uma mensagem para o mundo: agora, todos são bem-vindos quando há não muito tempo, o país tinha as suas portas fechadas”, realça especialista. Estratégia começou com Cristiano Ronaldo e deverá produzir resultados nos próximos sete anos no sentido de diversificar as fontes de receita do país.
4 Junho 2023, 12h10

Quando no início deste ano Cristiano Ronaldo foi apresentado como um trunfo improvável da Arábia Saudita, poucos imaginavam que outras grandes estrelas do futebol mundial poderiam fazer o mesmo percurso. Só esta semana foram veiculados dois nomes cujo destino deverá ser o principal campeonato da Arábia Saudita: Lionel Messi e Karim Benzema.

Na semana passada, o PSG oficializou a saída de Lionel Messi e este domingo, foi o Real Madrid a revelar que Karim Benzema decidiu não renovar o contrato com o Real Madrid e que passa a ser um jogador livre no mercado de transferências. Escreve o jornal “El Economista” que o argentino já se encontra a negociar para jogar na Arábia Saudita e que o mesmo caminho poderá ser feito pelo goleador francês.

“Estas possíveis transferências no mundo do futebol não são mais do que a última fase uma ofensiva de milhares de milhões de dólares por parte da monarquia para tornarem-se donos do desporto”, escreve o jornal espanhol.

Em declarações ao “El Economista, Aymen Khoury, especialista em temas do Médio Oriente, explica que estes investimentos enquadram-se no plano de sete anos para diversificar as receitas do país que estão muito centradas no petróleo. Neste sentido, este especialista acrescenta que “o investimento no desporto é um elemento chave de todo o plano porque pretende mostrar a Arábia Saudita como uma sociedade dinâmica, moderna e emocionante”

No entanto, explica este especialista que esta não é apenas uma questão de imagem porque as autoridades da Arábia Saudita esperam que essa aposta tenha fortes retornos nos próximos anos. “O investimento irá permitir atrair turismo e receitas para o país, receitas de publicidade, patrocínios e verbas associadas aos direitos televisivos, além de atrair líderes de outras áreas de atividade. A Arábia Saudita está a enviar uma mensagem para o mundo: agora, todos são bem-vindos quando há não muito tempo, o país tinha as suas portas fechadas”, realça este especialista.

Real Madrid diz “adeus” a Benzema

O futebolista francês Karim Benzema vai deixar os espanhóis do Real Madrid no final da temporada, depois de 14 épocas ao serviço dos ‘merengues’, anunciou hoje o clube em comunicado.

“O Real Madrid e nosso capitão Karim Benzema chegaram a acordo para terminar a sua brilhante e inolvidável etapa como jogador do nosso clube. O Real Madrid quer mostrar o seu agradecimento e todo o carinho a quem é uma das suas maiores lendas”, refere o clube em comunicado.

O internacional francês chegou ao Real Madrid em 2009, com apenas 21 anos, proveniente dos franceses do Lyon, clube onde se formou e chegou à equipa principal.

Nos ‘merengues’, o avançado, atualmente com 35 anos, conquistou 25 títulos, entre eles cinco Ligas dos Campeões, quatro Supertaças europeias, cinco Mundiais de clubes, quatro Ligas espanholas, três Supertaças e três Taças do Rei.

O dianteiro foi também distinguido diversas vezes a título individual, entre elas com a conquista da Bola de Ouro, prémio do France Football para o melhor futebolista da época, arrebatado em 2022.

“Benzema é o quinto jogador que mais vezes vestiu a nossa camisola com 647 jogos, e é o segundo goleador histórico do Real Madrid, com 353 golos”, acrescenta o clube, que viu esta época o avançado ser utilizado em 42 jogos nas diferentes competições, com 30 golos apontados.

O Real Madrid revelou que na terça-feira, dia 06 de junho, vai realizar-se uma cerimónia de despedida e homenagem ao avançado, que contará com a presença do presidente Florentino Pérez.

“O trajeto de Benzema no Real Madrid foi um exemplo de profissionalismo e representou os valores do nosso clube. Benzema ganhou o direito a decidir o seu futuro. Os adeptos desfrutaram do seu futebol mágico e único, tornando-se num dos mitos no nosso clube e numa das grandes lendas do futebol mundial”, concluiu.

O Real Madrid joga hoje em casa a última partida na Liga espanhola, com o segundo lugar ainda em aberto numa luta com o Atlético de Madrid, enquanto o FC Barcelona se sagrou campeão.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.