[weglot_switcher]

Cuidado: ‘hackers’ não tiram férias. Cinco dicas para evitar surpresas desagradáveis

Os piratas informáticos aproveitam qualquer descuido para operar e nas férias não é diferente. Saiba como se pode precaver de possíveis deslizes, tornando a tarefa dos piratas informáticos mais difícil e permitindo gozar as férias sem surpresas desagradáveis.
15 Julho 2022, 09h35

Iniciado o período de férias, é importante saber sair da rotina e descontrair mas sem baixar a guarda quanto ao seu espaço online. Os piratas informáticos, regra geral, aproveitam qualquer descuido para operar e nas férias não é diferente.

Para o ajudar a ter umas férias em segurança, a 21Sec elaborou um conjunto de dicas que visam proteger os seus dispositivos, com foco na componente humana, ou seja, tendo conhecimento de como se pode precaver de possíveis deslizes, tornando a tarefa dos piratas informáticos mais difícil e permitindo gozar as férias sem surpresas desagradáveis.

De acordo com a S21sec, os dados mais recentes mostram que houve um aumento de 350% na criação de domínios maliciosos que se fazem passar por marcas e organizações.

Evite usar os seus equipamentos tecnológicos em locais públicos

Reduza substancialmente a utilização de telemóveis, tablets e computadores, principalmente se tiver de aceder a redes WiFi públicas, como as de restaurantes, cafés e hotéis, que geralmente apresentam níveis de segurança mais baixos. Em caso algum aceda ao seu homebanking através de uma dessas redes.

Proteja a sua identidade e as suas contas e evite expor-se em demasia nas redes sociais

Tenha atenção na salvaguarda das suas credenciais de acesso às suas contas de e-mail, redes sociais, etc. e não abra mensagens ou emails de fontes desconhecidas. Para identificar mensagens suspeitas, fique atento a possíveis erros ortográficos, à utilização de links nas mensagens e à presença de ficheiros estranhos como anexo. Leia com atenção e, na dúvida, não avance e elimine a mensagem ou email.

Proteja os seus equipamentos com passwords ou pins

Com estas funcionalidades, poderá evitar que, em caso de perda ou roubo, a sua informação pessoal e confidencial presente nesses equipamentos, por exemplo no seu telemóvel, não seja facilmente acessível por terceiros. Fatores como roubo de credenciais, ataques de phishing ou má utilização da tecnologia contribuíram para que informação relevante tenha sido obtida por agentes maliciosos e utilizada para fins ilícitos.

Evite reservar viagens ou fazer outras compras online em sites pouco fiáveis

Privilegie sempre os fornecedores mais reconhecidos no mercado, e mantenha especial atenção aos métodos de pagamento.

Atualize todos os seus equipamentos e garanta que tem instalado o antivírus em todos eles

A adoção destas boas práticas de cibersegurança poderá ajudar a mitigar o risco de ser alvo de ciberataques que lhe estraguem as tão merecidas férias. Desligue com a máxima segurança e aproveite as suas férias ao máximo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.