[weglot_switcher]

Cybertruck da Tesla não cumpre regras europeias de segurança

O veículo da empresa norte-americana não iria passar no crivo de segurança de Bruxelas, caso fosse submetido.
18 Dezembro 2019, 14h53

O Cybertruck da Tesla chamou a atenção da comunicação social quando foi apresentado em novembro devido ao seu design invulgar. Mas o facto de ter um design disruptivo pode vir a ser impeditivo para circular nas estradas europeias, pois não cumpre as regras, segundo a Forbes.

A Comissão Europeia tem testes automóveis e protocolos de segurança rigorosos, e o Cybertruck, se fosse submetido aos testes, ia falhar muitos deles, incluindo os padrões de proteção de pedestres e ciclistas.

A estética futurista é uma das razões para este veículo não passar nas regras de estrada da Comissão Europeia. O facto de a sua ‘carcaça’ ser angular e produzida com aço inoxidável significa que não consegue absorver o choque de uma batida, e isso significa um chumbo nos testes de segurança europeus.

Com os protocolos cada vez mais rigorosos, o novo veículo elétrico da Tesla, que já soma mais de 250 mil encomendas, pode ter de alterar o seu aspeto físico e os materiais utilizados na construção da estrutura para atender os padrões da União Europeia, caso o objetivo seja comercializar o veículo na Europa.

A explicação do design do veículo apresentado por Elon Musk pode querer significar que o fundador da Tesla apenas quer comercializar o Cybertruck nos EUA, uma vez que alguns veículos a motor estão isentos de protocolos quando se trata da proteção de pedestres e ciclistas em caso de acidente.

O especialista em padrões automóveis da UE, Stefan Telles, explica que o Cybertruck teria que sofrer “grandes modificações na estrutura básica”, uma vez que “contradiz a filosofia de segurança europeia”. O especialista da organização alemã SGS-TÜV afirmou ainda que a UE exige que se verifiquem zonas de deformação de pedestres nos veículos a motor, sendo que “o pára-choques e o capô devem poder absorver energia para proteger os pedestres”, disse à Automobilwoche.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.