Cybertruck da Tesla não cumpre regras europeias de segurança

O veículo da empresa norte-americana não iria passar no crivo de segurança de Bruxelas, caso fosse submetido.

O Cybertruck da Tesla chamou a atenção da comunicação social quando foi apresentado em novembro devido ao seu design invulgar. Mas o facto de ter um design disruptivo pode vir a ser impeditivo para circular nas estradas europeias, pois não cumpre as regras, segundo a Forbes.

A Comissão Europeia tem testes automóveis e protocolos de segurança rigorosos, e o Cybertruck, se fosse submetido aos testes, ia falhar muitos deles, incluindo os padrões de proteção de pedestres e ciclistas.

A estética futurista é uma das razões para este veículo não passar nas regras de estrada da Comissão Europeia. O facto de a sua ‘carcaça’ ser angular e produzida com aço inoxidável significa que não consegue absorver o choque de uma batida, e isso significa um chumbo nos testes de segurança europeus.

Com os protocolos cada vez mais rigorosos, o novo veículo elétrico da Tesla, que já soma mais de 250 mil encomendas, pode ter de alterar o seu aspeto físico e os materiais utilizados na construção da estrutura para atender os padrões da União Europeia, caso o objetivo seja comercializar o veículo na Europa.

A explicação do design do veículo apresentado por Elon Musk pode querer significar que o fundador da Tesla apenas quer comercializar o Cybertruck nos EUA, uma vez que alguns veículos a motor estão isentos de protocolos quando se trata da proteção de pedestres e ciclistas em caso de acidente.

O especialista em padrões automóveis da UE, Stefan Telles, explica que o Cybertruck teria que sofrer “grandes modificações na estrutura básica”, uma vez que “contradiz a filosofia de segurança europeia”. O especialista da organização alemã SGS-TÜV afirmou ainda que a UE exige que se verifiquem zonas de deformação de pedestres nos veículos a motor, sendo que “o pára-choques e o capô devem poder absorver energia para proteger os pedestres”, disse à Automobilwoche.

Relacionadas

Elon Musk explica por que vidros “inquebráveis” partiram na apresentação do Cybertruck

Cibernauta confrontou CEO da Tesla. Outros testes verificaram que o material utilizado na construção é efetivamente seguro e rígido para ser utilizado na estrutura.

Elon Musk diz que Tesla já recebeu 200 mil encomendas da “Cybertruck”

O empresário norte-americano tem publicado na rede Twitter o número de reservas da ‘sua’ nova pick-up elétrica.

Cybertruck. Será este o truque (in)falível de Elon Musk para aumentar receitas?

O veículo, com um design disruptivo e futurista, foi apresentado como resistente mas não resistiu a um teste ao qual foi submetido na sua apresentação.
Recomendadas

Binter e Embrar fecham compra de cinco novas aeronaves por mais de 369 milhões de euros

As duas primeiras unidades estão previstas para chegar às Ilhas Canárias em novembro de 2023.

Manuel Champalimaud compra à Novares a área de injeção de plásticos para a indústria automóvel

A aquisição visa reforçar posição do Grupo Champalimaud no sector dos componentes de plástico decorativo e de interface para a indústria automóvel.

PremiumAmazon diz que “continua a fazer investimentos” de cloud em Portugal

A empresa norte-americana de computação na nuvem Amazon Web Services (AWCS)está a desenvolver um centro de dados no país, mas não se compromete com uma data de abertura.
Comentários