[weglot_switcher]

Da cerimónia à lua de mel: quanto custa casar em Portugal?

Um casamento não tem necessariamente de ser algo caro, a menos que se prepare uma festa memorável, como costuma ser o caso. Por isso, fizemos as contas e damos-lhe uma ideia de quanto custa casar.
5 Abril 2018, 07h00

Preparar a carteira para o grande dia
Uma festa de casamento, por si só, já implica alguns gastos. E se se tratar de uma comemoração tradicional, com direito a copo d’água, noite de núpcias e lua-de-mel, o valor final pode escalar rapidamente.

Sendo um dia que ficará para a memória, não só dos noivos como também dos convidados, é importante perceber-se que tipo de casamento se pretende e, sobretudo, qual o orçamento disponível. É a partir deste ponto que se pode começar a tomar decisões mais concretas quanto às cores da decoração, ao tipo de convites ou ao menu do catering.

Considere alternativas para financiar a sua festa de casamento
Há quem planeie a festa de casamento com antecipação suficiente para já ter um valor considerável de parte, sem ter sempre presente a questão de quanto custa casar. Outros, por outro lado, aproveitam para constituir uma conta-poupança para cobrir os gastos.

Contudo, em certos casos, e mesmo contando com a ajuda de familiares, pode justificar-se solicitar um crédito para conseguir financiar parte – ou até a totalidade – daquele que será um dos dias mais importantes da sua vida. Mas não se deixe levar pela ideia do dinheiro fácil. Afinal de contas, não quer entrar na vida a dois com um empréstimo que lhe levará anos a pagar.

Se coloca esta hipótese, certifique-se de que compara as opções que tem em cima da mesa, para perceber qual é o banco com a oferta mais vantajosa.

Pondere sobre os gastos que se avizinham
Tenha em consideração todos os elementos necessários à festa de casamento, desde a roupa dos noivos à animação, decoração e convites. O valor a despender dependerá daquilo que pretender: quer uma festa mais pomposa ou dá preferência a um registo mais simples e intimista? Como é que poderá conciliar a vontade de fazer aos limites financeiros que enfrenta?

O número de convidados fará também variar o orçamento final e poderá ditar o tipo de festa a realizar. Talvez faça sentido cortar da lista um grupo de pessoas com o qual não mantém contacto e garantir que pode investir num bom serviço de catering ou num espaço mais requintado.

Então, quanto custa casar em Portugal?
Se ainda se sente à deriva, as contas feitas em baixo poderão servir de referência sobre quanto custa casar. Tivemos em conta um casamento tradicional para cerca de 120 pessoas, considerando também o valor da lua de mel que, apesar de não fazer parte da festa de casamento, vem imediatamente a seguir e tem um certo peso nos bolsos dos noivos.

Não obstante, os valores deverão servir apenas de referência para aquilo que inclui um casamento, já que preferências e orçamentos são fatores decisivos que variam de acordo com cada situação.

Copo de água (Espaço, decoração e catering) – 15.000 euros
Roupa dos noivos: 3.000 euros
Lua de mel (Viagem e estadia de 2 semanas com tudo incluído): 3.000 euros
Fotógrafo: 2.000 euros
Animação: 800 euros
Alianças: 600 euros
Bouquet da noiva: 300 euros
Bolo: 300 euros
Convites e lembranças: 300 euros
Registo civil: 120 euros
TOTAL: 25.420 euros

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.