[weglot_switcher]

Dados de cidadãos enviados pelos sites do SNS para a Google (com áudio)

Segundo conta o jornal “Expresso”, a “anonimização dos dados impede que o nome do internauta seja revelado, mas não que as empresas de publicidade criem perfis do utilizador mediante localizações”.
25 Junho 2021, 09h47

Os sites do Sistema Nacional de Saúde (SNS) têm vindo a disponibilizar os dados dos cidadãos para exploração comercial da Google e de outras marcas ligadas à publicidade, segundo conta o jornal “Expresso” esta sexta-feira, 25 de junho.

De acordo com o semanário “a anonimização dos dados impede que o nome do internauta seja revelado, mas não que as empresas de publicidade criem perfis do utilizador mediante localizações, temáticas preferidas, sites visitados, compras efetuadas ou endereços IP armazenados pelo histórico de navegação na internet”.

Conta o “Expresso” que além dos dados de tráfego, como os que são recolhidos pelo serviço Google Analytics, os endereços SNS24.pt e SNS.gov.pt são também recolhidos dados para as campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick.

No entanto, não só os sites do SNS24.pt e o SNS.gov.pt que permitem esta partilha de dados, mas também os sites da Assembleia da República, SIRP, GNR e PSP, Ivaucher.pt e Autenticação.gov.pt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.