[weglot_switcher]

Daesh reclama autoria do atentado em Londres

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou esta quinta-feira a autoria do atentado em Londres.
  • Eddie Keogh/REUTERS
23 Março 2017, 12h23

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou esta quinta-feira a autoria do atentado em Londres, que provocou pelo menos quatro mortos e 29 feridos.

As autoridades britânicas acreditam que o ataque terá sido perpetrado por um homem, com nacionalidade britânica, que já estava referenciado por “suspeitas de extremismo violento”. O homem terá atropelado várias pessoas na ponte de Westminster e tentado entrar no Parlamento britânico.

Durante a madrugada as autoridades fizeram buscas em Birmingham, a norte de Londres, que resultaram em oito detenções. A polícia apela ainda a quem tiver informações, fotografias ou vídeos, que possam ajudar nas investigações, a entregá-los às autoridades.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirma que “a [escolha] do local deste ataque não foi acidental; os terroristas escolheram atacar no coração da nossa capital, onde pessoas de todas as nacionalidades, religiões e culturas se junta para celebrar os valores da liberdade, democracia e a expressão livre”, mas ressalva que “qualquer tentativa de derrotar esses valores através da violência e terror está condenada a falhar”.

Entre os mortos estão dois civis que foram atropelados, um agente da polícia que foi esfaqueado e aquele que se acredita ter sido o autor do atentado. Na lista de feridos está um português, de 26 anos, que terá sido assistido no hospital de Chelsea-Westminster, depois de sofrer dois cortes profundos, um no joelho e outro numa mão.

(em atualização)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.