[weglot_switcher]

DBRS defende que bancos portugueses atingiram “ponto de inflexão” no primeiro semestre

“Embora os desafios da qualidade dos ativos estejam a diminuir, é necessário reduzir ainda mais os NPLs”, alerta a agência de notação financeira canadiana.
4 Outubro 2018, 08h50

A DBRS considera que os bancos portugueses atingiram um “ponto de inflexão” no primeiro semestre do ano, tendo demonstrado “progressos consistentes” nos últimos quatro trimestres e registado lucros líquidos agregados pela primeira vez desde 2011.

A agência de notação financeira canadiana refere esta quinta-feira que embora o malparado ainda esteja a um nível alto, as instituições bancárias nacionais estão a saber lidar com os problemas na qualidade dos ativos, sendo que a maioria dos bancos está até a reduzir o custo do risco.

“A DBRS considera que os desafios que a maioria dos bancos portugueses enfrenta estão a reduzir, após atingirem um ponto de viragem no primeiro semestre de 2018 (…). Embora os desafios da qualidade dos ativos estejam a diminuir, ainda é necessário reduzir ainda mais os Non-Performing Loans (NPLs)”, explica a agência de Toronto, em comunicado.

Numa nota enviada esta manhã, os analistas da DBRS salientam que, no segundo trimestre do ano, os bancos portugueses apresentaram lucros – ainda que fracos –, que estiveram alavancados em “provisões significativamente mais baixas e algum crescimento das principais receitas”.

Segundo os peritos da DBRS, “os resultados dos bancos portugueses no primeiro semestre de 2018 foram impulsionados por receitas core mais elevadas” [+ 5,1% em termos homólogos] e “continuaram a ser afetados por menores ganhos de negociação, uma vez que os bancos registaram menores ganhos de capital em títulos soberanos”. “Isto foi em parte influenciado pelo facto de o valor das suas carteiras de obrigações soberanas portuguesas permanecer estável durante o segundo semestre, em comparação com a apreciação significativa no semestre anterior”, sublinham.

Notícia atualizada

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.