[weglot_switcher]

DBRS sobe rating das Obrigações Hipotecárias da CGD

A DBRS subiu o rating das Obrigações Hipotecárias da CGD em um nível, de AA para AA (high), na sequência do upgrade efetuado a 24 de maio de 2023 ao Long Term Critical Obligations Rating de A (low) para A.
  • António Pedro Santos/Lusa
8 Junho 2023, 20h49

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou ao mercado que, em 8 de junho de 2023, a DBRS Morningstar subiu o rating das Obrigações Hipotecárias da CGD em um nível, de AA para AA (high), na sequência do upgrade efetuado a 24 de maio de 2023 ao Long Term Critical Obligations Rating de A (low) para A.

“Desta forma, a diferenciação positiva entre a notação de dívida sénior de BBB (high) e das Obrigações Hipotecárias é mantida em seis níveis”, refere o banco.

Em maio a agência de notação financeira DBRS Morningstar melhorou os ‘ratings’ a longo e a curto prazo e dos depósitos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tendo revisto a perspetiva para “estável”.

Na altura foi divulgado que a DBRS Morningstar subiu o ‘rating’ de longo prazo (‘Long Trem Issuer Rating’) de BBB para BBB (alto) e o ‘rating’ de curto prazo (‘Short-Term Issuer Rating’) de R-2 (alto) para R-1 (baixo).

O indicador referente aos depósitos (‘Deposit Rating’) subiu de BBB (alto) para A (baixo), acrescenta o banco no comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A CGD destacou ainda que “a tendência destes ‘ratings’ foi revista para ‘estável'”.

Segundo a nota, a subida dos níveis “teve em consideração a melhoria da rentabilidade, bem como a manutenção de uma sólida capitalização e uma estável posição de liquidez”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.