[weglot_switcher]

Défice comercial norte-americano aumentou 8,6% em outubro

Os aumentos das importações a partir da China e do México, bem como a manutenção do valor das exportações, levaram a um crescimento do défice comercial para 48,7 mil milhões de dólares.
5 Dezembro 2017, 14h20

O défice da balança comercial dos Estados Unidos aumentou em outubro para o valor mais elevado em nove meses, devido ao crescimento das importações, segundo dados do Departamento de Comércio, publicados esta terça-feira.

As importações a partir da China atingiram um novo máximo, enquanto a partir do México também aumentaram em outubro.

O défice subiu 8,6% em termos homólogos para 48,7 mil milhões de dólares, acima da estimativa dos economistas consultados pela agência Bloomberg. O valor compara também com os 44,9 mil milhões de dólares registados em setembro.

As importações subiram 1,6% para 244,6 mil milhões, impulsionadas por telemóveis, aparelhos eletrónicos e domésticos, bem como aquisições relacionadas por serviços. A expetativa é que consumo e a retoma do investimento continuem a estimular as importações.

Ao mesmo tempo, as exportações mantiveram-se estáveis nos 195,9 mil milhões de dólares, o que poderá ter um impacto negativo nos dados do produto interno bruto dos EUA no quarto trimestre do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.