[weglot_switcher]

Define Lisboa: ‘Lisboa é a nova Lisboa’

Define Lisboa, iniciativa criada pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a With Company, revela nova identidade do Ecossistema Empreendedor de Lisboa.
27 Outubro 2016, 15h17

A apresentação da nova plataforma do Define Lisboa será apresentada hoje, ao final da tarde, no Torreão Poente do Terreiro do Paço, em Lisboa.

O Define Lisboa é o projeto criado pela Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da With Company, consultora de design estratégico, que fartos de serem “comparados com Berlim ou Sillicon Valley”, decidiram ir ao encontro “da essência do ecossistema empreendedor Lisboeta, através da co-criação”, com o objetivo de entender e definir o ecossistema, bem como a sua relação com a cidade. A partir de agora ‘Lisboa é a nova Lisboa’.

O seu site atua como ferramenta de recolha de opiniões e perspetivas, e é dirigido a todos os que pertençam ao ecossistema, a quem não pertence, a curiosos e entusiastas, lisboetas natos ou inatos. Além do blogue e do site, o Define Lisboa está, também, ativo nas redes sociais.

“Lisboa é a nova Berlim”, foi a primeira frase lançada, no respetivo site, com as hipóteses de resposta “E eu sou o Pai Natal” e “Ya. Proust”. Tudo quando a iniciativa ainda não passava de uma esfinge. Posteriormente, vários desafios foram colocados, como frases em que a resposta tinha de ser desenhada, completar a frase “Lisboa é…” com apenas 30 segundos para responder e como seria Lisboa se fosse uma aplicação móvel. Sendo o humor uma vertente essencial, o Define Lisboa chegou, até, a dizer que o Web Summit havia sido cancelado.

Com a atenção focada ao que se passa no seu redor, o Define Lisboa, ao saber que o Spotify iria deixar a Suécia, lançou a frase “Lisboa é a nova casa do Spotify”, com as opções “Amor e cabana já” e “E a minha casa é o Palácio de Belém…”, aguardando pelas respostas.

“A ideia de fazer um mega spam ao Spotify e ver os movimentos que traria começou a ganhar alguma escala. Assim que divulgámos a nova frase no Twitter e página do Facebook do Define Lisboa, foi a sério! Milhares de visualizações, muitos retweets e partilhas. O buzz chegou!”, encontra-se escrito no blogue do Define Lisboa.

O projeto já conta com cerca de 50 entrevistas a investidores, fazedores, incubadoras, universidades e coworks. Já visitou vários espaços do ecossistema e marcou presença em eventos, como o BREAK, um ponto de encontro de empreendedores.

“Ninguém consegue simultaneamente ter as horas de sol que temos, a boa disposição que temos, as infra-estruturas que nós temos, os jovens qualificados que nós temos, a vontade de estarmos abertos à inovação e ao experimentalismo e, acrescentar a isso, ser competitivos no custo de vida e instalação. Fazer parte do ecossistema de Lisboa é fazer parte da criatividade, do talento, da inovação deste século. Já temos hoje, todas as condições para alguém, que se queira fixar em Lisboa, ter sucesso. E temos todas as condições para fazer as pessoas felizes”, esclareceu Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, num pitch sobre o ecossistema empreendedor de Lisboa, a convite do Define Lisboa.

“Ainda não sabemos muito bem o que é, mas sabemos muito bem o que não é!”, refere o Define Lisboa, no seu blogue, em resposta ao que é, na verdade, o ecossistema empreendedor da capital portuguesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.