[weglot_switcher]

Deixe o ‘smartphone’ estacionar o carro por si. A Bosch explica como

Era do estacionamento autónomo está a chegar. Dentro de pouco tempo, estacionar vai resumir-se a parar à porta do parque de estacionamento (ou de outro local escolhido para estacionar devidamente equipado), sair do automóvel, pegar no ‘smartphone’ e usar a aplicação para que o veículo prossiga para um lugar de forma autorizada.
11 Abril 2018, 17h57

Se tem dificuldades em estacionar, a Bosch está a desenvolver tecnologia para resolver os seus problemas.

A era do estacionamento autónomo está a chegar. Dentro de pouco tempo, estacionar vai resumir-se a parar à porta do parque de estacionamento (ou de outro local escolhido para estacionar devidamente equipado), sair do automóvel, pegar no ‘smartphone’ e usar a aplicação para que o veículo prossiga para um lugar de forma autorizada.

A qualquer altura, o condutor pode dar instruções para que o veículo regresse ao local de entrada, para assim seguir viagem, sem necessitar de acompanhar todo o processo.

“Tudo isto é possível graças a infraestruturas inteligentes, que, através de sensores instalados no parque de estacionamento, monitorizam os movimentos do veículo e fornecem informação sobre os lugares disponíveis. A tecnologia no veículo converte de forma segura os comandos dados pela infraestrutura, que é capaz de gerir os movimentos de todos os automóveis, evitando colisões ou atropelamentos. O objetivo é também que este serviço seja certificado pelas autoridades competentes, para que sejam respeitadas normas de segurança e para que a qualidade de todo o serviço seja garantida” revela um comunicado da Bosch.

Esta solução tecnológica desenvolvida pela Bosch já se pode utilizar no Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda.

“O Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, foi o primeiro projeto a ser implementado, em 2017, e tem-se revelado um enorme sucesso. O objetivo principal é perceber como os utilizadores interagem com veículos sem condutor e de que forma estes veículos são percecionados”, adianta o referido comunicado.

Segundo este documento, “para que os utilizadores percebam as potencialidades deste serviço, a Bosch e a Mercedes-Benz planeiam nas próximas semanas dinamizar uma ‘experience tour'”.

Neste ’tour’, os utilizadores serão acompanhados por um guia especializado durante a utilização do serviço no Museu da Mercedes-Benz, compreendo melhor a tecnologia.

Mantendo o pioneirismo nesta área dos estacionamentos autónomos, a Bosch acaba de concretizar uma segunda parceria neste domínio, com a construtora automóvel e.Go, para instalar parqueamento inteligente no ‘campus’ de RWTH em Aachen, naquele que é já o segundo projeto da Bosch nesta vertente.

“Este é o futuro que chegará ainda este ano ao parque de estacionamento do grupo de engenharia de produção do ‘campus’ de RWTH, em Aachen, na Alemanha. Construído este ano pela Immofinaz, o ‘campus’ está equipado com o sistema de parqueamento autónomo Bosch, onde, em colaboração com a construtora automóvel e.GO, será possível utilizar a tecnologia de parqueamento autónomo, em conjunto com os veículos desta ‘start-up’ alemã”, revela o comunicado da Bosch.

Numa primeira fase, 12 automóveis elétricos e.GO farão parte da frota disponível para os seus colaboradores, passíveis de ser utilizados para viagens de trabalho. A segunda fase terá como objetivo aumentar a eficiência do espaço utilizado no estacionamento através do sistema Bosch que gere todo o processo.

“O parqueamento manual é passado. A tecnologia Bosch permite maior eficiência e segurança no estacionamento de automóveis, garantido maior rentabilidade de tempo e menos stress”, afirma Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Por seu turno, Günther Schuh, CEO da e.GO Mobile AG, defende que “os parques de estacionamento são o ‘habitat’ natural para automóveis compactos e versáteis como é o citadino e.GO Life”.

“Com esta parceria é possível aumentar em 50% o número de veículos dentro de um parque de estacionamento. Com um custo muito reduzido para o utilizador, esta tecnologia pode ser instalada no seu e.GO Life,” assegura este responsável.

Segundo a Bosch, “o serviço de parqueamento autónomo é um passo estratégico no objetivo de uma condução totalmente autónoma”, sendo também um dos serviços do portefólio da divisão de Soluções para Mobilidade Conectada da Bosch.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.