[weglot_switcher]

Depois da Tik Tok, Donald Trump ameaça aplicar sanções ao grupo Alibaba

A empresa chinesa pode ter em risco um império de quase 600 mil milhões de euros. As ameaças do presidente dos Estados Unidos surgem na véspera do grupo asiático divulgar os resultados do segundo trimestre.
  • Chance Chan / Reuters
19 Agosto 2020, 20h00

Donald Trump ameaça aplicar sanções a mais empresas chinesas e o grupo Alibaba poderá ser o próximo da lista, segundo conta a “Bloomberg” esta quarta-feira, 19 de agosto. Este cenário pode colocar em risco o império de 584 mil milhões de euros da empresa anteriormente liderada por Jack Ma, que abrange entre outros segmentos o retalho online.

Esta ameaça do presidente dos Estados Unidos surge na véspera da empresa divulgar os resultados do segundo trimestre, o que já levou os administradores do grupo Alibaba a tranquilizar os investidores de que a empresa vai sair mais forte da pandemia.

Os analistas esperam que o crescimento da receita volte a acelerar, embora a taxa ainda fique abaixo dos níveis anteriores à Covid-19. Uma opinião partilhada pelos investidores que acreditam que a empresa está a demorar mais do que o previsto para recuperar os níveis pré-pandemia. As ações do grupo Alibaba subiram cerca de 20% este ano, ficando substancialmente atrás dos seus rivais da JD, Pinduoduo e Meituan.

“O Alibaba está a travar duas batalhas importantes ao mesmo tempo: uma no comércio principal online e a outra nos serviços locais offline. Esta empresa é uma lutadora e os investidores vão querer ver conquistas em pelo menos uma das duas frentes”, afirmou Shawn Yang, analista da Blue Lotus Capital.

A empresa comprometeu-se a investir 24 mil milhões de euros em infraestruturas tecnológicas como data centers, nos próximos três anos, e a contratar cinco mil trabalhadores na área da tecnologia em todo o mundo até ao final do ano financeiro de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.