[weglot_switcher]

A supermodelo, os áudios e as fotografias: sete momentos-chave do julgamento Depp vs Heard

O testemunho de Kate Moss e a influência da opinião pública, entre outros motivos, foram determinantes para a vitória do ator norte americano, que perdeu, em 2020, um julgamento no Reino Unido que deu como provada a existência de agressões a Heard.
2 Junho 2022, 17h27

Johnny Depp venceu na quarta-feira o processo de difamação contra a ex-mulher Amber Heard por esta ter escrito para o “Washington Post” sobre sobreviver a violência doméstica (mesmo sem se referir diretamente ao ator). Os sete jurados decidiram a favor do ator por unanimidade no tribunal de Fairfax, na Virgínia, EUA.

Amber Heard foi condenada a pagar 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) por danos, valor reduzido pelo juiz para 10,3 milhões de dólares (9,6 milhões de euros), que considerou que a atriz agiu com “malícia real”, indicando convicção de que fez declarações sabendo que eram falsas.

Contudo, esta decisão não anula a sentença do tribunal do Reino Unido que, em 2020, decidiu que Depp tinha agredido repetidamente a sua ex-mulher, colocando-a em perigo e a temer pela sua vida, depois de Heard ter apresentado depoimentos de testemunhas, mensagens de texto, e-mails e entradas de diário, e fotografias dos seus hematomas. Em conjunto, demonstraram um padrão de abuso — que, segundo o “The Guardian” incluía empurrões, agressões, destruição de propriedade, e ataques a amigos e família  — ao longo de 2013, 2014 e 2015, na maioria das vezes quando Depp estava sob a influência de drogas ou álcool.

No julgamento que aconteceu durante o primeiro ano de pandemia, Depp admitiu que se referiu a si próprio como ‘monstro’ em momentos em que era agressivo com Amber, explicando que se referia “àquela parte da sua personalidade quando, afetado por bebida e/ou drogas, fazia coisas que de outra forma não faria”.

Mas agora também há evidências convincentes de que Heard se comportou violentamente em relação a Depp ao longo do seu relacionamento que durou quatro anos (incluindo ano e meio de casamento, que acabou com um pedido de divórcio da atriz e uma ordem de restrição contra Depp por violência doméstica). Como realça o “Vox”, diante de um retrato de um relacionamento em que há provas de violência e comportamento tóxico de ambos os lados, a nossa cultura parece incapaz de aceitar que pode haver narrativas sem heróis.

Apesar de esta história ser confusa e complicada, fique a conhecer alguns dos momentos-chave deste processo que podem ter valido a vitória de Depp, segundo a “Newsweek”:

1.O testemunho do ator

Muito se falou sobre a ponta do dedo decepada de Depp que aconteceu enquanto o casal, agora divorciado, estava na Austrália. O advogado Alan Holcomb, do Turnbull Law Firm, acredita que esse foco no incidente do dedo pela equipe de Depp teve um propósito.

“Além do extenso testemunho de Depp sobre o suposto incidente, o júri viu provas gráficas da lesão no dedo e ouviu depoimentos de especialistas de ambos os lados. Enquanto Heard argumentou que a lesão de Depp foi autoinfligida, Depp teve a última palavra”, disse Holcomb. “O seu testemunho de que nunca comprometeria a sua habilidade de tocar guitarra pareceu razoável e credível”.

Em contraste, no julgamento do Reino Unido, o juiz não aceitou que Heard fosse responsável pela ponta do dedo cortada ao atirar uma garrafa de vodka em Depp e considerou que a atriz foi vítima de “agressões prolongadas e múltiplas”.

2.A influência da opinião pública

O julgamento foi um grande tópico de tendências online durante as seis semanas de processo. No entanto, o apoio de Depp superou amplamente o de Heard online, com memes, piadas e mensagens de ódio que deixaram a atriz no banco dos reús do público. Até a advogada de Depp, Camille Vasquez , foi elogiada por milhões online, depois de imitar a atriz.

“A equipe do Depp tem sido extremamente eficaz no tribunal da opinião pública”, disse Halim Dhanidina, sócio do escritório de advocacia Werksman Jackson. “[Eles] aproveitaram a sua vantagem natural da popularidade de Depp e a boa vontade que ele construiu ao longo de sua carreira.”

3.A edição de fotografias

A equipe de Heard mostrou várias fotografias de hematomas que alegam ter sido causados ​​por Depp. Um conjunto chamou a atenção de todos, pois a equipa de Depp afirmou que a atriz tinha editado uma foto para fazer os ferimentos parecerem piores, ao que Heard disse que eram duas fotos separadas — uma com a luz acesa, outra sem.

Mas Depp chamou um especialista em metadados para avaliar. Norbert “Bryan” Neumeister disse que todos os arquivos “tiveram que passar por algum tipo de transformação para mudar tamanhos.” Ao analisar, algumas das fotos mostraram que o software para o arquivo não era de um iPhone, mas que de um programa de edição, argumentou.

4.As gravações áudio

Horas de gravações de vídeo e áudio foram reproduzidas para o tribunal durante todo o julgamento. Grande parte foi tirada por Depp e Heard durante o casamento, compilando admissões de violência física.

Uma das mais memoráveis, pelo menos para o público, é relativa a uma discussão entre os dois no final do casamento, na qual Heard parece provocar Depp pelo telefone: “Diz ao mundo, Johnny. Diz-lhes ‘Eu Johnny Depp … sou vítima de violência doméstica’… e veja quantas pessoas acreditam ou estão do teu lado”.

Quando a advogada do ator lhe perguntou o que ele disse em resposta, Depp disse que respondeu: “Sim, eu sou”.

5.O deslize de Heard

Uma sentença dita por Heard no tribunal poderia ter custado a ela todo o caso, de acordo com David Lin, um advogado especializado em difamação. Na última semana do julgamento, Heard disse ao tribunal: “Eu sei que muitas pessoas vão sair e dizer o que quiserem por ele. Esse é o poder dele. É por isso que escrevi o editorial. Eu estava a falar sobre esse fenómeno”.

“Em termos de sua potencial responsabilidade, o motivo de Amber Heard para escrever o editorial é um tanto relevante, mas não é realmente uma questão principal”, disse Lin ainda antes de se saber o veredicto. “Para que Johnny ganhe o caso, ele precisa de provar que Amber escreveu o editorial, que as suas declarações eram falsas e eram sobre ele, e que prejudicaram a sua reputação.”

Lin sugeriu que o reconhecimento do poder de Depp poderia implicar ciúme, rancor ou má vontade. Ele resumiu: “Os motivos de Amber para fazer a declaração (incluindo o desejo de minar o seu poder) podem ser extremamente relevantes para uma indenização punitiva”.

6.O testemunho de Kate Moss

No início do julgamento, Heard testemunhou que muitas vezes pensava em Moss, ex-namorada de Depp, e um boato de que ele a tinha atirado das escadas abaixo na Jamaica. Naquela época, o advogado de Depp, Ben Chew, apareceu para celebrá-la.

Então a supemodelo realizou um testemunho virtual curto, com quatro minutos, a negar esses rumores, argumentando que, ao sair do quarto, deslizou numas escadas molhadas. “Eu gritei porque não sabia o que tinha acontecido comigo e estava com dores, e ele correu para me ajudar e carregou-me para o meu quarto e chamou profissionais médicos”, testemunhou Moss.

Negando qualquer momento de violência no relacionamento entre os dois, disse: “Ele nunca me empurrou, pontapeou ou  me atirou da escada abaixo”.

7.As declarações de encerramento

“Para encerrar, a equipa de Depp argumentou que Heard era a agressora, provocadora e abusadora físico – e Johnny a verdadeira vítima”, disse Manny Arora, do Arora Law Trial Attorneys.”Esta teoria é reforçada pelo fato de que as alegações de Heard não batem sempre certo, com ferimentos (se houver) que nunca foram vistos ou tratados por nenhum profissional médico”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.