[weglot_switcher]

Design português em destaque nos EUA

O contingente português na ICFF estará representado por um total de 15 marcas. A participação nacional será coordenada pela APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins).
18 Maio 2023, 16h54

O mercado norte-americano foi, entre os principais destinos de exportação do mobiliário português, aquele que mais cresceu em 2022, com uma subida de 27% nas vendas registadas pelas marcas nacionais para os Estados Unidos da América (EUA).

O incremento, registado num ano em que este cluster registou o valor recorde de exportações, levou mesmo os EUA a ascenderem ao terceiro lugar entre os maiores importadores da Fileira Casa Portuguesa, apenas superado por Espanha e França.

Estes indicadores, conjugados com a instabilidade registada em alguns dos mercados europeus tradicionais, levaram a APIMA e a AICEP a definirem uma ambiciosa estratégia de aposta no mercado norte-americano, o maior e mais dinâmico do Mundo.

“No passado recente, as grandes empresas americanas têm vindo a reconhecer as vantagens de apostarem na qualidade e na inovação, em detrimento do fator preço. Neste quadro, as marcas europeias, e as portuguesas em particular, têm capacidade de se afirmarem pela aposta num design arrojado e diferenciador, conjugado com um know-how único de longas décadas”, explica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, em comunicado.

“As empresas que levamos à ICFF conjugam na perfeição a importância da tradição e conhecimento com o vanguardismo necessário para impactar os compradores e consumidores norte-americanos. Estamos muito confiantes para esta edição da ICFF”, acrescenta.

Embora algumas das empresas nacionais que marcam presença no certame tenham já tido participações anteriores, esta será uma estreia neste mercado para a maioria.

As 15 marcas nacionais que promoverão o melhor da produção e design portugueses são as seguintes: AM Living, Brifour, Dooq, Duistt, Domkapa, Flam & Luce, Frato, Glammfire, Laskasas, Luísa Peixoto, MAB, Mooza, Paulo Antunes, Serip e Wooliv.

Os meses de maio e de junho são decisivos no calendário da promoção internacional da Fileira Casa. Após a ICFF, tem lugar a IMM Cologne, de 4 a 7 de junho, seguida pelo principal evento de promoção deste cluster em terras nacionais, o Portugal Home Week, que se realiza entre os dias 15 e 16 de junho, na Alfândega do Porto

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.