[weglot_switcher]

Detido em Lisboa um dos criminosos mais procurados do Reino Unido (com áudio)

O cidadão britânico tem um mandato de captura internacional por acusações de tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais e posse de arma proibida.
1 Maio 2022, 20h08

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve no sábado no aeroporto de Lisboa um dos criminosos mais procurados do Reino Unido que chegou a Portugal proveniente de um voo de Istambul, Turquia.

Alex Male tem entre 25 a 30 anos e é acusado de conspiração para vender cocaína e cetamina, lavagem de dinheiro, e conspiração para comprar uma arma de fogo. O britânico é um distribuidor regional de drogas no sudoeste de Inglaterra, de comprar e vender drogas e de gerir outros traficantes através da rede de comunicações encriptada EncroChat, segundo a Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido. Sobre este cidadão britânico pendia um mandato de detenção internacional emitido pela Interpol.

“O homem apresentou-se no controlo de fronteira com um documento de identificação alheio emitido pelo Reino Unido. Após recolha dos dados biométricos e efetuadas consultas às bases de dados à disposição do SEF, disparou um alerta positivo sobre indivíduo na base de dados da Interpol. De seguida, foram desenvolvidas diligências várias com o intuito de se confirmar a identidade do cidadão e a validade do alerta, segundo comunicado hoje divulgado pela SEF.

“Além da confirmação da nacionalidade do cidadão, verificou-se ainda que sob o mesmo pendia um mandado de detenção internacional, que determina a apresentação do mesmo junto do Tribunal da Relação, no prazo de 48 horas”, de acordo com o Serviço.

O cidadão detido “integra a lista de criminosos mais procurados no país de onde é nacional, sendo arguido em processos crime pela prática de ilícitos como tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais e posse de arma proibida”, acrescenta o SEF.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.