[weglot_switcher]

Dia Mundial do Sono. Saiba como dormir melhor

O Dia Mundial do Sono assinala-se hoje. Conheça algumas dicas para dormir bem e aproveite para descansar e melhorar a sua qualidade de vida.
  • Créditos: Blanky
18 Março 2022, 16h55

Os distúrbios do sono constituem uma epidemia que ameaça a saúde e qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial. A maioria dos distúrbios do sono é evitável ou tratável, mas menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.

A falta de um sono de qualidade reduz a concentração, diminui a produtividade académica e profissional e é uma das principais causas de acidentes rodoviários. Pode levar também ao desenvolvimento de problemas de saúde, como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes, etc.

A World Sleep Society desenvolveu recomendações específicas, para adultos e crianças, sobre como obter um sono saudável e restaurador.

Deixamos-lhe um resumo dessas recomendações: 

 

  • A quantidade de horas de sono pode ser reduzida quando o indivíduo tem uma dieta com alto teor de açúcares simples. Com um sono mais curto, é possível que haja redução na produção de leptina e aumento da grelina, provocando elevação no consumo alimentar e energético, resistência à insulina e obesidade. A leptina é uma hormona muito poderosa e influente produzido por suas células de gordura. A grelina é conhecida como a hormona da fome, que atua quando o estômago está vazio.

 

  • Uma alimentação saudável, com produtos naturais, consegue contribuir para um sono de melhor qualidade e duração. O bem-estar físico, mental e social melhora, substancialmente, quando se dorme bem, independentemente da idade que tivermos. A celebração deste dia visa alertar a sociedade para os benefícios de uma boa noite de sono e descanso, bem como alertar para os malefícios da sua ausência, aumentado a consciencialização para as perturbações do sono e o impacto que assumem na nossa qualidade de vida.

Quando a pessoa opta por uma dieta com baixo teor de frutas, vegetais e peixes, a tendência é de que haja maior dificuldade para dormir. Alface, nozes, kiwi e cereja são alimentos que contribuem para o combate à insónia graças aos seus nutrientes e componentes bioativos que ajudam a regular o sono.

Os alimentos podem ser aliados ou adversários do sono. Cálcio, magnésio e potássio são alguns dos minerais que contribuem para a melhoria da qualidade do sono. Por outro lado, alimentos com muito açúcar, cafeína ou chá-verde tendem a prejudicá-lo.

  • A prática de alguns hábitos saudáveis pode ajudar a promover uma boa noite de sono e melhorar a sua saúde geral. Devemos estabelecer rotinas, com horários para acordar e para deitar, procurar a exposição solar, realizar atividade física regular, reduzir o consumo de bebidas cafeinadas ou açucaradas, evitar refeições pesadas ao jantar, evitar a exposição à luz de ecrãs antes de dormir e não fumar ou beber bebidas alcoólicas nas últimas quatros horas antes de ir para a cama.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.