[weglot_switcher]

Diferenças no preço da água entre concelhos podem chegar a 400 euros por ano. Veja o valor no seu (com áudio)

A Deco Proteste denuncia que identificou casos de falta de equidade dos preços na fatura da água entre municípios, alertando para diferenças que ascendem a 400 euros por ano.
12 Janeiro 2022, 10h22

A Deco Proteste denuncia que identificou casos de falta de equidade dos preços na fatura da água entre municípios, alertando para diferenças que ascendem a 400 euros por ano.

Numa nota enviada à imprensa, a organização de defesa do consumidor alerta para a discrepância entre os valores das faturas recebidas pelos habitantes de duas localidades no norte do país: “Os cerca de 200 quilómetros que separam a Trofa, no distrito do Porto, de Vila Nova de Foz Côa, no da Guarda, ficam aquém, simbolicamente, da distância que os afasta na conta que os seus habitantes pagaram, em 2021, pela água que saiu das torneiras das suas casas, e ainda pelo seu tratamento e pelo serviço de resíduos sólidos. Se os primeiros desembolsaram 503 euros por 120 m3, os segundos ficaram-se por 88,20 euros – menos 414,80 euros”.

O intervalo entre os valores praticados quanto ao saneamento (tratamento das águas residuais) na Covilhã (185,30) e Vila de Rei (12,24) para 120 m3 chega aos 173 euros, sendo que a alguns municípios ainda não é cobrada a tarifa de saneamento.

Elsa Agante, Team Leader de Energia e Sustentabilidade da DECO PROTESTE, considera ser importante reforçar o quadro regulatório sobre as regras e princípios de faturação, para combater as assimetrias a nível nacional e mecanismos de harmonização tarifária: “Os serviços de águas são comandados por numerosas entidades, com dimensão e capacidade financeira distintas, às quais falta um modelo de gestão com regras comuns”.

“Uma família de três ou quatro pessoas, em diferentes zonas do País, e com um gasto idêntico, recebe faturas bastante desiguais. O cidadão de Vila do Conde pagou 250 euros por ano pelo abastecimento, mas, não muito longe, o de Terras de Bouro, somente 46,50. Ou, mais a sul, o de Penedono, 53,80 euros, ou ainda, nas planícies alentejanas, o almodovarense, 56,68 euros”, exemplificou a mesma responsável.

Consulte neste mapa interativo da Deco os valores pagos pelo abastecimento de água, pelo tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos em cada concelho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.