Disponibilidade das empresas alemãs para contratar caiu marginalmente em Agosto, diz Ifo

O Barómetro do Emprego do Ifo permanece estável. Caiu para 101,0 pontos em Agosto, contra 101,1 pontos em Julho. No entanto, dizem os economistas do instituto alemão, as empresas na Alemanha ainda estão a planear aumentar o número de empregados, apesar de muitas incertezas.

A disponibilidade das empresas alemãs para contratar diminuiu marginalmente em Agosto.

O Barómetro do Emprego do Ifo caiu para 101,0 pontos em Agosto, contra 101,1 pontos em Julho. No entanto, dizem os economistas do instituto alemão, as empresas na Alemanha ainda estão a planear aumentar o número de empregados, apesar de muitas incertezas.

Ao mesmo tempo, porém, a escassez de trabalhadores qualificados está a dificultar o preenchimento de muitas vagas.

Na indústria, o Barómetro do Emprego caiu pelo terceiro mês consecutivo. A vontade de contratar é agora apenas ligeiramente positiva.

No entanto, enquanto a indústria de TI está constantemente à procura de novos empregados, a indústria hoteleira gostaria de manter o número de empregados inalterado por agora.

No sector dos serviços, o indicador recuperou um pouco do declínio acentuado em Julho.

No comércio, a diminuição do número de clientes e o aumento dos custos estão a ser lentamente reflectidos no planeamento da dimensão do quadro de pessoal. Uma primeira ronda de despedimentos está a chegar, refere o Ifo.

Na construção, há alguns relatos isolados de que novas contratações estão a ser feitas, conclui o Barómetro.

 

Recomendadas

Guterres manifestou a embaixador russo oposição a anexação de territórios

Antes, António Guterres alertou a Rússia que a anexação de territórios ucranianos “não terá valor jurídico e merece ser condenada”, frisando que “não pode ser conciliada com o quadro jurídico internacional”.

Brasil. Equipa assegurará “perfeita realização” das eleições em Portugal

Paulino Franco de Carvalho Neto, secretário de assuntos multilaterais políticos do ministério, designado como Itamaraty, disse em conferência de imprensa no consulado-geral do Brasil em Lisboa que o ministro Carlos França enviou uma equipa para acompanhar os serviços dos consulados em Portugal durante o ato eleitoral.

Preços da energia em Itália vão subir ainda mais apesar de já estarem elevados

O Executivo de Roma já dedicou este ano 60 mil milhões de euros a medidas para procurar reduzir o impacto da subida destes preços.
Comentários