[weglot_switcher]

Dívida do Estado, famílias e empresas aumenta para 802 mil milhões

O endividamento do Estado, famílias e empresas aumentou 100 milhões de euros em março, para 802,1 mil milhões de euros, mostram os dados do Banco de Portugal.
24 Maio 2023, 15h24

O endividamento do sector não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 100 milhões de euros em março, para 802,1 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.

De acordo com o regulador, o endividamento das empresas privadas aumentou 400 milhões de euros, traduzindo um aumento do endividamento perante o sector financeiro (600 milhões de euros) e uma redução junto do exterior (200 milhões de euros).

Por outro lado, o endividamento dos particulares praticamente não se alterou em comparação com o mês de fevereiro.

Já o endividamento do sector público reduziu-se em 300 milhões de euros, num período marcado pela diminuição do endividamento junto do exterior (200 milhões de euros) e perante as administrações públicas e o sector financeiro (700 milhões de euros, em ambos os casos).

Em contrapartida, o endividamento do sector público cresceu junto dos particulares (2,9 mil milhões de euros), “principalmente pelo investimento das famílias em certificados de aforro”, indica o Banco de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.