[weglot_switcher]

“Dívida pública alta continua a ser principal vulnerabilidade” de Portugal, diz FMI

Economistas da instituição liderada por Lagarde reconhecem esforço de consolidação orçamental, mas alertam para níveis de dívida pública,
30 Novembro 2018, 17h36

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a identificar a dívida pública portuguesa como a “principal vulnerabilidade” de Portugal, numa declaração divulgada esta sexta-feira, após a conclusão da visita da sétima avaliação do pós-programa de ajustamento.

“Apesar da diminuição nos últimos anos, a dívida pública alta continua a ser a principal vulnerabilidade, requerendo esforços contínuos de consolidação orçamental”, refere.

A equipa de economistas da instituição liderada por Christine Lagarde considerou que a atual conjuntura representa uma oportunidade para “antecipar a consolidação orçamental plurianual” prevista no Programa de Estabilidade do Governo, contribuindo para acelerar a redução da dívida pública.

“Além disso, um excedente primário também proporcionaria almofadas adicionais contra mudanças adversas nas taxas de crescimento económico e outras contingências”, salienta.

O Governo reviu em alta a projeção para a dívida pública portuguesa no próximo ano na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). A estimativa aponta para uma dívida de 118,5% do produto interno bruto (PIB), ligeiramente acima dos 118,4% que o Governo tinha inscrito no Programa de Estabilidade 2018-2021 conhecido em abril.

A diminuição do peso da dívida na economia poderá ser, assim, menor que o esperado, seguindo-se aos 121,2% esperados para este ano (menos 1 ponto percentual que a estimativa de abril) e aos 125,6% de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.