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Dodge já soltou o Demon

A espera acabou. Ao início da madrugada, a Dodge revelou oficialmente o Challenger SRT Demon, o seu modelo de produção mais potente de sempre. Só serão feitos 3300 e nenhum deles está previsto sair do continente americano.
12 Abril 2017, 13h07

Depois de uma espera demasiadamente prolongada, uma das mais antecipadas estreias de 2017 acaba de acontecer. Na madrugada de hoje (final da noite em Nova Iorque), a Dodge revelou o Challenger SRT Demon. Baseado no Challenger SRT Hellcat, o Demon sofreu profundas alterações, o que permitiu à marca anunciá-lo como o mais rápido do mundo na aceleração e o mais rápido do mercado a cumprir os 400 m (a célebre “quarter mile”).

A potência para o conseguir é extraída do motor V8 de 6,2 litros, que no Hellcat oferecia 707 cv, mas que no Demon disponibiliza 840 cv. O aumento de potência foi conseguido através da instalação de um novo turbo, pistões, bielas e válvulas, bem como de duas bombas de combustível de duplo estágio. Outras modificações feitas no motor incluem o aumento do limite das rotações para as 6500 rpm e a incorporação de três novas entradas de ar: uma no capot, outra no farol do lado do condutor e uma terceira na cava da roda. E não nos podemos esquecer na engenhosa solução de usar o ar condicionado para arrefecer o intercooler…

Uma das entradas de ar do Demon está escondida no farol dianteiro

Todas estas alterações fazem do Demon um perigo nas pistas de Drag Racing. Os 0-100 km/h cumprem-se em apenas 2,3 segundos, ao passo que os 400 m surgem aos 9,65 segundos, a uma velocidade de 225 km/h. o Demon conseguiu ainda o maior “cavalinho” feito por um modelo de produção. Mais que isso, os 1,8g de força gerados na aceleração são os maiores de qualquer modelo de produção. E os números não acabam aqui.

Para garantir a maior performance, o Challenger SRT Demon é o primeiro modelo de produção a funcionar com gasolina de 100 octanas. Tipicamente, o Demon sai da fábrica preparado para funcionar com gasolina de 91 octanas, mas o opcional “Demon Crate” inclui um novo módulo de controlo que liberta os 840 cv. Tal como já acontecia no Hellcat, o Demon tem duas chaves: uma que limita a potência a 500 cv e outra, com acabamentos vermelhos, que coloca à disposição 808 cv com gasolina normal e 840 cv em combinação com o módulo de controlo.

O Demon Crate traz, entre outras coisas, um novo módulo de controlo para o motor.

Para trabalhar com o novo motor foi escolhida uma renovada caixa automática TorqueFlite 8HP90 de oito velocidades, que inclui um conversor de binário revisto, com mais 18% de multiplicação. Em conjunto com o sistema TransBrake, consegue bloquear a transmissão antes do arranque, permitindo ao Demon acelerar até ao nível ótimo de 2350 rpm. Ainda na temática do arranque, os pneus radiais de drag da Nitto permitem aumentar a força do arranque em 40% face ao Hellcat.

Como já se sabia, o Demon é perto de 100 kg mais leve que o Hellcat, o que foi conseguido através da remoção os bancos do passageiro e traseiros (custa 1 dólar para serem montados) e das 16 colunas, mas também pelo uso de pinças de alumínio nos travões.

A produção do Dodge Challenger SRT Demon começará no verão. Serão feitas 3000 unidades para os EUA, e mais 300 para o Canadá. Os preços ainda estão no segredo dos deuses, ou, neste caso, dos demónios…

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