Depois de uma espera demasiadamente prolongada, uma das mais antecipadas estreias de 2017 acaba de acontecer. Na madrugada de hoje (final da noite em Nova Iorque), a Dodge revelou o Challenger SRT Demon. Baseado no Challenger SRT Hellcat, o Demon sofreu profundas alterações, o que permitiu à marca anunciá-lo como o mais rápido do mundo na aceleração e o mais rápido do mercado a cumprir os 400 m (a célebre “quarter mile”).
A potência para o conseguir é extraída do motor V8 de 6,2 litros, que no Hellcat oferecia 707 cv, mas que no Demon disponibiliza 840 cv. O aumento de potência foi conseguido através da instalação de um novo turbo, pistões, bielas e válvulas, bem como de duas bombas de combustível de duplo estágio. Outras modificações feitas no motor incluem o aumento do limite das rotações para as 6500 rpm e a incorporação de três novas entradas de ar: uma no capot, outra no farol do lado do condutor e uma terceira na cava da roda. E não nos podemos esquecer na engenhosa solução de usar o ar condicionado para arrefecer o intercooler…

Todas estas alterações fazem do Demon um perigo nas pistas de Drag Racing. Os 0-100 km/h cumprem-se em apenas 2,3 segundos, ao passo que os 400 m surgem aos 9,65 segundos, a uma velocidade de 225 km/h. o Demon conseguiu ainda o maior “cavalinho” feito por um modelo de produção. Mais que isso, os 1,8g de força gerados na aceleração são os maiores de qualquer modelo de produção. E os números não acabam aqui.
Para garantir a maior performance, o Challenger SRT Demon é o primeiro modelo de produção a funcionar com gasolina de 100 octanas. Tipicamente, o Demon sai da fábrica preparado para funcionar com gasolina de 91 octanas, mas o opcional “Demon Crate” inclui um novo módulo de controlo que liberta os 840 cv. Tal como já acontecia no Hellcat, o Demon tem duas chaves: uma que limita a potência a 500 cv e outra, com acabamentos vermelhos, que coloca à disposição 808 cv com gasolina normal e 840 cv em combinação com o módulo de controlo.

Para trabalhar com o novo motor foi escolhida uma renovada caixa automática TorqueFlite 8HP90 de oito velocidades, que inclui um conversor de binário revisto, com mais 18% de multiplicação. Em conjunto com o sistema TransBrake, consegue bloquear a transmissão antes do arranque, permitindo ao Demon acelerar até ao nível ótimo de 2350 rpm. Ainda na temática do arranque, os pneus radiais de drag da Nitto permitem aumentar a força do arranque em 40% face ao Hellcat.
Como já se sabia, o Demon é perto de 100 kg mais leve que o Hellcat, o que foi conseguido através da remoção os bancos do passageiro e traseiros (custa 1 dólar para serem montados) e das 16 colunas, mas também pelo uso de pinças de alumínio nos travões.
A produção do Dodge Challenger SRT Demon começará no verão. Serão feitas 3000 unidades para os EUA, e mais 300 para o Canadá. Os preços ainda estão no segredo dos deuses, ou, neste caso, dos demónios…