[weglot_switcher]

Domingues sai mas vai entregar declaração de rendimentos ao Constitucional

O ainda presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, vai entregar hoje a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional, apesar de estar de saída do banco.
  • Cristina Bernardo
28 Novembro 2016, 12h06

O presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos entrega hoje à mesma a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional, avança a SIC. Os advogados de António Domingues entregam em simultâneo uma contestação à exigência da entrega da declaração.

António Domingues anunciou ontem a demissão de presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças, e esta manhã, o banco público comunicou ao regulador que outros seis administradores também se demitiram.

A SIC afirma que, “há duas semanas, António Domingues já tinha avisado o Governo que queria renunciar, por entender que o dossier Caixa estava já demasiado politizado e que qualquer decisão que tomasse seria usada como arma entre os partidos. Considerou que estava sem condições para assegurar a estabilidade do banco e por isso terá pedido para abandonar o cargo”.

De acordo com o canal televisivo, “Domingues estava disposto a entregar a declaração, mas decidiu ser solidário com os administradores que não o queriam fazer e que terão recebido a promessa do Governo de que não teriam que as entregar. Mas o Parlamento aprovou sexta-feira uma lei que obriga os gestores a apresentarem essas declarações, Domingues e mais seis administradores abandonam os cargos”.

O canal de notícias adianta ainda que “o novo nome para a presidência da CGD vai ser apresentado esta semana ao mecanismo europeu de supervisão”, e que a comissão europeia já ” tomou conhecimento da renúncia e aguarda que as autoridades portuguesas apresentem uma nova equipa de administradores”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.