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Dona do Minipreço põe à venda as 71 lojas da perfumaria Clarel em Portugal

A dona dos supermercados Minipreço baixou o valor de venda inicial em 50 milhões de euros e espera agora obter entre 100 a 150 milhões de euros pelas 1.271 lojas da Clarel na Península Ibérica.
11 Fevereiro 2019, 10h02

A filial que detém o supermercado Dia colocou a cadeia de perfumarias Clarel à venda, juntamente com o supermercado espanhol Max Descuentos. A venda destas duas filiais faz parte do plano de reestruturação da multinacional espanhola, que está sob uma oferta pública de aquisição (OPA) apresentada pelo investidor russo Mikhail Fridman no passado dia 5 de fevereiro.

Ainda assim, o grupo Dia, o dono das lojas Minipreço, encontrou um inconveniente nesta operação de venda que não estava à espera: a perda de valor da cadeia Clarel. “Durante o ano 2018, a sociedade registou perdas de investimento no valor de 51.370 milhões de euros, que correspondem à participação da entidade independente Beauty by Dia, S.A (Clarel)”, assinalou o grupo espanhol de supermercados.

As lojas de perfumaria e cuidados pessoais, adquirida ao grupo alemão Schlecker em 2013, têm agora uma nova valorização, que embora seja mais conservadora levou a um corte no preço, que agora se situa entre os 100 e 150 milhões de euros. Este novo valor da Clarel teve uma queda de 50 milhões de euros, ainda assim o grupo espera recuperar esse dinheiro na venda da cadeia de lojas grossistas Max Descuentos, que apenas existe em Espanha.

As vendas da Clarel e do Max Descuentos em conjunto com a ampliação de capital que está prevista para o primeiro trimestre deste ano no valor de 600 milhões de euros, que o grupo negociou com Morgan Stanley, são os dois pilares financeiros para o plano de reestruturação que vai entrar em vigor ainda este ano.

O jornal Expansion garante ainda que parte do dinheiro obtido da venda dos dois negócios, o equivalente a 100 milhões de euros estão comprometidos para amortizar a dívida do grupo Dia com a banca.

A Clarel conta com um conjunto de 1.271 lojas na Península Ibérica (1.200 em Espanha e 71 em Portugal). Em 2018, estas lojas faturaram 288,8 milhões de euros, tendo perdas de 49 milhões de euros. O Max Descuentos obteve 95,9 milhões de euros de lucro e perdeu 6,5 milhões. Em conjunto, as duas marcas contam com um total de 3.700 trabalhadores.

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