[weglot_switcher]

Governo aconselha eleitores em confinamento a irem votar entre as 18h e as 19h no dia 30 de janeiro (com áudio)

Já os restantes eleitores devem proceder ao seu direito de voto entre as 8h e as 18h. Executivo de António Costa espera que estejam em confinamento cerca de 600 mil pessoas nessa altura.
  • Aviso das secções de voto para as presidenciais de 2021
20 Janeiro 2022, 12h39

Os eleitores que estejam em confinamento no próximo dia 30 de janeiro, dias das eleições legislativas, têm autorização para sair de casa para votar, embora seja num período restrito.

De acordo com a ministra da Administração Interna, Francisca van Dunem, esta quinta-feira, estes eleitores devem fazê-lo entre as 18h e as 19h. Já os restantes eleitores devem proceder ao seu direito de voto entre as 8h e as 18h.

“Essa é do nosso ponto de vista a melhor forma de podermos harmonizar os dois interesses. Por um lado, o interesse das pessoas em votar e por outro o direito a que todos exerçam o sufrágio em condições de absoluta segurança”, disse durante a conferência de imprensa esta tarde.

A decisão de suspender o período de confinamento para os eleitores em confinamento surge na sequência dos dados que indicam que estarão em período de isolamento cerca de 600 mil eleitores. Anunciada esta quarta-feira, a suspensão do confinamento resultou de um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que foi entregue ao Ministério da Administração Interna.

Quanto às preocupações referentes ao exercício de voto em segurança, van Dunem frisa que “depende muito do comportamento de cada um de nós”.

“Para garantirmos a segurança de todos, as pessoas devem ter o cuidado de observar as regras de proteção. As regras gerais já conhecemos, [distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos]. Todas essas medidas devem ser reforçadas por todos porque isso ajuda na proteção”, acrescentou.

Quanto às pessoas nas mesas de voto, o MAI admite ter alguma “preocupação” mas relembra que a Direção-Geral de Saúde emitiu um conjunto de recomendações para estas pessoas. Esta quarta-feira, a diretora-geral Graça Freitas referiu que “[durante o período de voto dos cidadãos confinados], as pessoas das mesas terão o equipamento de proteção individual reforçado, nomeadamente, uma bata, máscara cirúrgica ou FP2”, explicou, relembrando que também as pessoas em isolamento deverão utilizar uma máscara, higienizar as mãos e manter a distância. “Todas as medidas que minimizem a transmissão serão tomadas”, garantiu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.